Cidades para Brincar e Sentar

“Como criar cidades mais amigáveis e verdes para todas as crianças?”. A inquietação abre a Publicação “Cidades para Brincar e Sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público “,  por Bernhard Meyer e Stefanie Zimmermann, na qual a perspectiva da criança é foco. A Cidade Ativa foi responsável pela revisão técnica do manual, a convite do Instituto Alana, que organizou a edição brasileira, com publicação em novembro de 2020.

O trabalho apresenta em detalhe as etapas de planejamento e processo para criação de percursos pensados para crianças, idosos e de quem tem mobilidade reduzida, a partir do estudo de caso de duas cidades alemãs. Ali, as intervenções e mobiliários urbanos tornaram os percursos cotidianos das crianças mais lúdicos e seguros, além de trazer espaços mais adequados para idosos e cuidadores. O mapeamento de rotas foi realizado em conjunto com as crianças e idosos.

A publicação se insere em um contexto de avanço no tema de “cidades brincantes” no Brasil, cuja perspectiva para o público infantil é um mote de atuação da iniciativa internacional Urban 95.

Conheça a publicação:

DOWNLOADS