Fortaleza (CE) e Niterói (RJ) compartilham estratégias para tornar entornos escolares seguros e lúdicos

06/12/2023 | por cidadeativa

*Texto publicado originalmente no site Urban95, em 26/06/2023*

As áreas ao redor das escolas concentram grande circulação de crianças pequenas e seus cuidadores. Fortaleza (CE) e Niterói (RJ) têm olhado para estes espaços como zonas prioritárias, garantindo segurança viária, ludicidade e espaços de convivência. Ambas as cidades compartilharam aprendizados e desafios no webinar Entornos Escolares: Estratégias para Fomentar a Segurança Viária e a Mobilidade Ativa, que aconteceu no dia 19 de junho e reuniu representantes das 27 cidades da Rede, com organização do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.

A mediação do encontro ficou por conta de Gabriela Callejas, cofundadora da organização Cidade Ativa, que introduziu a temática e explicou que a ativação dos entornos escolares depende de um misto de intervenções físicas, políticas, marcos regulatórios e ampla participação popular para funcionar.

Vem conhecer mais sobre iniciativas!

Caminhos da escola: urbanismo tático como estratégia de transformação
Em Fortaleza, onde 55% das crianças vão a pé para a escola, o programa Caminhos da Escola apostou no urbanismo tático para criar zonas prioritárias para os pedestres ao redor de nove escolas. Parceria da prefeitura com a Global Design Cities Initiative (GDCI), o projeto realizou ações de nivelamento e pavimentação contínua das calçadas, pinturas na via para demarcar áreas de convivência e de brincar e inserção de mobiliário lúdico nos trajetos.

“O sucesso do programa foi tanto que ele foi inserido no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), e está hoje em constante diálogo com outras políticas para esta faixa, como as de monitoramento de qualidade do ar e a dos parques naturalizados”, explica Diego Veras, gerente de Estudos e Projetos na Autarquia Municipal de trânsito de Fortaleza. Atualmente em fase de expansão para mais 50 escolas, o projeto utiliza recursos de diferentes secretarias, como a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria do Meio Ambiente.

Niterói de Bicicleta e a defesa da mobilidade ativa para crianças.
Desde a adesão de Niterói à Rede Urban95, o programa Niterói de Bicicleta, coordenadoria dentro da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade da cidade, redesenhou seus projetos a partir da perspectiva da primeira infância: ciclovias foram readaptadas para encorajar a presença de crianças pequenas e cuidadores, paraciclos nas escolas e passeios pela cidade voltados a estas faixas etárias.

Helena Porto, diretora de educação e comunicação da Niterói de Bicicleta, também contou sobre a experiência Rotas Caminháveis, parceria da prefeitura com o Estúdio +1. “Funcionando nos bairros de Jurujuba, Barreto e Ingá, o projeto conecta de maneira lúdica e acessível áreas que têm escolas, UBS e outros equipamentos com presença grande de crianças e cuidadores”. Além das ciclovias, o projeto implementou nas rotas faixas de pedestre elevadas, pinturas lúdicas e arborização.

Confira mais estratégias na íntegra do webinar Entornos Escolares: Estratégias para Fomentar a Segurança Viária e a Mobilidade Ativa: