2024: Quando o desejo é coletivo.

10/01/2024 | por cidadeativa

Grandes transformações partem de inícios. E estabelecer prioridades é fundamental para saber em que direção se caminha, e sonhar para fora. 

Mas sabemos que a vida acontece em continuidade, nas travessias dos dias, na realização dos projetos pessoais e profissionais, nos desconfortos que vêm para nos realinhar com quem somos e jogar luz àquilo que verdadeiramente queremos. É este conjunto de movimentos que nos levam aos desejos, que nos fazem avançar pelo caminho ininterrupto dos anos. É para isso que as pausas e recomeços são celebrados: para renovar os fôlegos e nos recobrar atenção.

Crédito: Cidade Ativa, 2023.

A Cidade Ativa entra em 2024 com valores e missão revisados e reafirmados. No ano em que completamos 10 anos de atuação, queremos seguir ‘dando tamanho às emoções’, como diria Valter Hugo Mãe, ao criar um novo ciclo de expansão. Neste trabalho de essência ativista, não há espaço para desânimo. Não quando já vivemos de forma mais recorrente os eventos extremos provocados pela mudança climática, e com tanto ainda a se fazer por uma inversão de prioridades de modais de transporte ativos e coletivos sobre o individual. Não enquanto caminhar ou pedalar pelas ruas ainda nos arrancar, através de uma violência assoladora, o direito de circular com segurança, fazendo mulheres como a cicloviajante e artista circense Julieta Martínez somarem como vítimas de feminicídio. Não enquanto o planejamento das nossas cidades, desonrando suas origens, continue negando saúde e qualidade de vida a todas as pessoas. Não enquanto o brincar, o socializar, e o aprender não sejam priorizados no desenho de cada rua e espaço público.

Tudo está entrelaçado. E há um desejo coletivo e urgência em mudar tudo. Em trazer humanidade e sustentabilidade para nossos dias, nossas cidades. Ítalo Calvino diria que “de uma cidade não aproveitamos as suas sete ou setenta maravilhas, mas as respostas que nos dá às nossas perguntas”.  Por aqui, seguiremos buscando respostas e provocando transformações. 

Vem com a gente?