Qual é a sua cidade dos sonhos?

30/09/2020 | por cidadeativa

Com essa pergunta como tema central de conversa, participamos de um episódio da série de webinars Cidade dos Sonhos no dia 02 de setembro de 2020, uma iniciativa de Casa da Árvore, Lab 4D e Fábrica dos Sonhos. Em meio a um cenário incerto de volta gradual às ruas por conta da pandemia, pudemos refletir juntos e juntas como isso poderia acontecer e quais adaptações serão necessárias para que a possamos voltar a ocupar espaços públicos de forma segura e responsável.

Em um papo leve e descontraído, Mariana contou sobre a atuação da Cidade Ativa e o que nos motiva a transformar nossas ideias em realidades, com um ingrediente imprescindível: a participação social e engajamento comunitário. Ela trouxe exemplos como a iniciativa Olhe o Degrau, Como Anda e ações que desenvolvemos relacionadas à educação nas escolas e universidades.

Para Mariana, uma cidade dos sonhos é: “estarmos sempre atentos ao que nos cerca, abertos a visões de mundo diferentes, de cuidado com o outro e com o ambiente a nossa volta, repensando nossos hábitos de consumo, mas também celebrando as pequenas conquistas que vamos trilhando nesse caminho que parece sem fim de repensar e transformar a cidade. Mas no fundo, é mesmo, a cidade é um organismo vivo com dinâmicas que mudam o tempo todo, que mudam de um lugar a outro. Acredito que temos que fortalecer o vínculo com os lugares que vivemos para nos sentirmos cada vez mais parte desse ecossistema e responsáveis por ele, para que a nossa vida nas cidades possa ser mais prazerosa, harmoniosa e equilibrada.”

E qual a sua cidade dos sonhos?

Assista a conversa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=JndTFurfQH0