Cidade EducAtiva

A Cidade EducAtiva tem como objetivo trazer a transformação da cidade para as escolas, promovendo a cidadania e convidando jovens a refletir sobre as comunidades em que vivem. Ela busca tornar as escolas em pontos focais de compartilhamento de experiências e construção de aprendizados sobre o meio urbano e de transformação de seu entorno próximo. 

Na iniciativa são conduzidas atividades teóricas e práticas com estudantes, convidando-os a explorar maneiras de observar e analisar os espaços da cidade e as necessidades de seus usuários. São abordados aspectos como o desenho e infraestrutura dos bairros; como é o comportamento e estilo de vida das pessoas; e as formas de apropriação dos espaços públicos. Os participantes, incluindo professores e comunidade, são convidados a idealizar possíveis transformações do espaço ao seu redor e a colocar em prática suas ideias através de intervenções simples. 

A escola torna-se um agente ativo na formação de cidadãs e cidadãos envolvidos com suas comunidades. Acreditamos que a construção da cidadania, do interesse pelo bem público e pelo coletivo, deve começar na sala de aula, potencializando o papel da escola na transformação de comunidades. Estimular o interesse de jovens pelos espaços públicos e provocá-los para serem porta vozes e liderarem mudanças nas suas comunidades é essencial para desencadear mudanças no ambiente que garantam maior qualidade de vida.