Cidade EducAtiva

co-criar | in-formar

A Cidade EducAtiva tem como objetivo trazer a transformação da cidade para as escolas, promovendo a cidadania e empoderando jovens a melhorar as comunidades em que vivem. Ela busca tornar as escolas em pontos focais de compartilhamento de experiências e aprendizados sobre o meio urbano e de transformação de seu entorno próximo.

Na iniciativa são conduzidas atividades teóricas e práticas com os alunos, convidando-os a explorar maneiras de observar e analisar os espaços da cidade e as necessidades de seus usuários. São abordados aspectos como o desenho e infraestrutura dos bairros; como é o comportamento e estilo de vida das pessoas; e as formas de apropriação dos espaços públicos. Os participantes, incluindo professores e comunidade, são convidados a vislumbrar a transformação do espaço ao seu redor e a colocar em prática suas ideias através de intervenções simples.

A escola torna-se um agente ativo na formação de cidadãs e cidadãos envolvidos com suas comunidades e também como foco da mudança de seu entorno. Acreditamos que a construção da cidadania, do interesse pelo bem público e por aquilo que é coletivo, deve começar na sala de aula, potencializando o papel da escola na transformação de comunidades. Estimular o interesse de jovens pelos espaços públicos e capacitá-los para serem porta vozes e liderarem mudanças nas suas comunidades é essencial para desencadear transformações no ambiente que garantam maior qualidade de vida.