Proximity of Care Design Guide

Reforçando a visão de que crianças não podem ser mais negligenciadas ao planejar e projetar cidades, em 2022,  a Cidade Ativa participou do treinamento “Proximity of Care Design Guide”, conduzido pela Arup e Fundação Bernard van Leer.  O treinamento virtual esteve ancorado no guia de desenho urbano que traz ferramentas que auxiliam profissionais urbanos a projetarem soluções que apoiem e melhorem as condições de vida de crianças, cuidadores e mulheres grávidas em contextos urbanos vulneráveis. Fomos uma das 9 organizações sociais e órgãos públicos de diferentes partes do mundo, selecionadas para discutir, através de nossos contextos locais, formas de criar bairros mais acolhedores e inclusivos. 

Além de trazer novas perspectivas, métodos e abordagens para compreender, projetar e influenciar o desenvolvimento da primeira infância nas cidades, o treinamento resultou na elaboração de uma proposta de transformação urbana em um bairro de São Paulo, pela equipe da Cidade Ativa. 

Inspirado conceitualmente na tradicional dança Ciranda, onde conexões são nutridas e as expressões do cuidado e diversão se interligam, o projeto usa desta metáfora para explicar valores que queremos apoiar nos espaços urbanos do bairro. Com uma rede de “abraços” e “braços” que configuram esta visão, a proposta resulta em uma ideia de transformação do bairro através de uma grande infraestrutura voltada para crianças e cuidadora/es. Para isso, utiliza espaços antes destinados aos carros para criar melhores condições de circulação, melhorar a proteção e criar lugares estimulantes onde o brincar “não estruturado” possa acontecer com maior facilidade.

Agradecemos a oportunidade e os aprendizados, compartilhados com nossos parceiros Ciudad Emergente, arki_lab – Designing Cities With People, Huasipichanga, Espacio Lúdico, Estúdio+1 assim como às autoridades da cidade de Waltham Forest.  Veja mais detalhes sobre o treinamento e nossa proposta (em inglês) na página oficial do guia.

Ideia conceitual para “braços” e “abraços”.