Rotas Escolares Seguras e Acessíveis para todas as Crianças

Este projeto teve como ponto de partida o programa “Rota Escolar Segura” desenvolvido e implementado pela Companhia de Engenharia e Trânsito (CET) da Prefeitura do Município de São Paulo, utilizando-o como estudo de caso inicial e, a partir dele, agregando perspectivas sobre acessibilidade universal e segurança levando em consideração a diversidade funcional de crianças em idade escolar e seus cuidadores. Almejou-se desenvolver e consolidar conhecimento relacionado à segurança no trânsito, mobilidade ativa, infância, pessoas com diversidade funcional, e educação de maneira integrada, propondo ao fim soluções replicáveis para que todas as crianças tenham rotas escolares mais seguras e acessíveis.

O objetivo desta consultoria, desenvolvida em parceria com a IDOM para o Banco Mundial, foi construir uma base de conhecimento, lições e alternativas sobre como aplicar soluções universais de acessibilidade com foco em crianças em áreas vulneráveis. Além disso, este trabalho sugere estratégias para criar Rotas Escolares mais seguras e acessíveis para todas as crianças, incluindo crianças com diversidade funcional e seus cuidadores, recomendando a aplicação de soluções de mobilidade que possam se relacionar com os problemas enfrentados em comunidades vulneráveis em São Paulo.

Dentro deste projeto foram realizadas diversas oficinas com crianças e adolescentes em idade escolar em dois bairros selecionados, abrangendo crianças de 3 anos ao sexto ano do Ensino Fundamental. Estas atividades pedagógicas inclusivas visavam introduzir temas de mobilidade urbana e acessibilidade para este público, além de captar suas impressões e vivências sobre este tema no bairro onde moram e estudam, que seriam mais tarde incorporadas ao diagnóstico realizado em campo pela equipe.

O trabalho culminou em uma série de relatórios propositivos com soluções projetuais para serem implementadas pela CET-SP, assim como sugeriu um cardápio de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular sobre estas temáticas para serem aplicadas em escolas, de acordo com cada ciclo escolar.

Os resultados do trabalho podem ser acessados através dos links a seguir: