Guia Comunidades do Brincar

Territórios que oferecem mais oportunidades para as crianças brincarem, principalmente ao aproximá-las da natureza, promovem o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Ao mesmo tempo, geram ganhos em termos de economia e segurança, contribuem para uma relação saudável com o espaço público e para a preservação ambiental e ajudam a criança a construir autoestima e pertencimento.

Por isso, o Unidos Pelo Brincar, movimento financiado pela Lego Foundation, se juntou à Cidade Ativa para responder uma pergunta: como gestores e gestoras municipais, responsáveis pelos bairros vulnerabilizados nos 5.568 municípios brasileiros, podem estimular o brincar usando os recursos públicos de forma eficaz e contando com a ajuda da população? A campanha “Bota o Brincar na Roda” criou o guia “Comunidades do Brincar: O brincar como intervenção pública em bairros vulnerabilizados” para ajudar governos municipais a construir – de forma colaborativa, eficaz e com uso eficiente de recursos, a partir de modelos e abordagens já testados – espaços urbanos onde as crianças possam brincar e se desenvolver.

A Cidade Ativa foi responsável pela curadoria que selecionou diversos projetos brasileiros para ilustrar o guia com exemplos palpáveis e inseridos no contexto nacional, além do desenvolvimento do conteúdo contido no material. O guia apresenta dezenas de casos bem-sucedidos de parcerias entre o poder público e a sociedade civil em cidades brasileiras que implementaram ações para
ampliar, qualificar, ocupar e naturalizar espaços públicos convidativos à ludicidade, ao movimento e ao contato com a natureza.

Também estão reunidos caminhos e ferramentas processuais de diagnóstico, planejamento, execução, ativação e continuidade que gestores e gestoras municipais podem utilizar para implementar ações como essas. Se continuarmos trabalhando juntos – poder público, organizações da sociedade civil e população – para criar mais espaços e oportunidades para o brincar, podemos tornar
crianças e comunidades inteiras mais resilientes, seguras, felizes e prósperas.

Conheça mais sobre o guia no site da campanha ou acesse abaixo.

 

DOWNLOADS