Como Anda

Em 2016, Cidade Ativa e Corrida Amiga se uniram com o propósito de analisar o cenário da mobilidade a pé no Brasil.  O fruto dessa parceria foi a iniciativa “Como Anda”, que também conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade e das organizações CalçadaSP e Caraminhola – Reprojeto de escola (2020 a 2023).

Como Anda é um ponto de encontro para organizações que trabalham pela mobilidade a pé no país. A iniciativa atua para fortalecer essas organizações, promovendo levantamentos de dados, desenvolvendo estudos de caso e contribuindo com a articulação do movimento. Atualmente, são mais de 200 organizações mapeadas, trabalhando em diversas abordagens: comunicação, educação, intervenção física no espaço, legislação, mobilização, pesquisa, projetos e planos.

O Como Anda disponibiliza as informações coletadas para qualquer pessoa interessada no tema. A plataforma também conta com ferramentas interativas para explorar os resultados da pesquisa, conhecer as organizações mapeadas, buscar legislações relacionadas e entender o histórico da mobilidade a pé. Com isso, a iniciativa viabiliza e potencializa o planejamento e as ações de outros grupos e organizações, além de facilitar a identificação de parcerias. 

A iniciativa fortalece o trabalho das organizações disseminando informações, projetos e dados que incentivam e empoderam a atuação desses grupos. Ao contribuir para ampliar a base de dados sobre mobilidade a pé nas cidades brasileiras e disseminar esse conhecimento, o Como Anda demonstra a pertinência e urgência do tema nas mídias e debates sobre políticas públicas.

Por último, mas não menos importante, a iniciativa também tem a missão de articular o movimento em prol da mobilidade a pé no Brasil. Para isso, o Como Anda promove encontros e parcerias entre organizações e indivíduos, tanto em âmbito local quanto nacional, fortalecendo a atuação dessa rede. Juntas, as organizações buscam criar um ambiente favorável à mobilidade a pé e tornar a pauta mais presente e efetiva no cenário urbano.

Conheça os materiais produzidos pela iniciativa para fortalecer a mobilidade a pé no Brasil: