UniverCidade

re-conhecer | in-formar

A iniciativa nasceu em 2016 a partir do convite de uma universidade em São Paulo para que a  Cidade Ativa apresentasse metodologias de análise do espaço urbano. Com a formatação do curso piloto, a equipe notou a importância de discutir novos conceitos e abordagens do urbanismo para os cursos de Arquitetura e Urbanismo.

O principal objetivo da iniciativa é ajudar a formar arquitetos urbanistas capacitados para atuar na escala do desenho e do planejamento urbano utilizando novas ferramentas de leitura e projeto dos espaços da cidade.

Além da análise do espaço físico, é fundamental também incentivar o diálogo com as comunidades e a trabalharem de forma colaborativa, sendo que, ao compreender as diferentes dinâmicas do espaço, o desenho de projeto contemplará os principais desafios e oportunidades em relação a cada situação identificada junto às pessoas que usufruem do espaço. Junto a isso, é de suma importância que arquitetos urbanistas liderem processos participativos na elaboração de projetos.