Olhe o Degrau

A iniciativa Olhe o Degrau requalifica escadarias abandonadas, transformando-as em espaços públicos seguros e convidativos. O projeto realiza intervenções participativas para reintegrar as escadarias à rede de mobilidade a pé, promovendo atividades físicas e de lazer na cidade.

A escadaria da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, São Paulo, foi a primeira beneficiada pela iniciativa, com um teste que desafiou as abordagens convencionais de pesquisa, levantamento de dados e construção. O projeto desenvolveu um processo de engajamento inovador e contínuo junto aos usuários, permitindo que os métodos aprendidos ao longo das ações fossem posteriormente replicados em diferentes escadarias da cidade.

Na ausência de um banco de dados confiáveis, criamos uma ferramenta de mapeamento colaborativo para compilar e disponibilizar informações sobre as escadarias. Assim, qualquer pessoa poderia indicar a localização e as características das escadarias que conhecesse.

Até hoje, nossa iniciativa já requalificou mais de 4.000 m² de escadarias de São Paulo – o equivalente a mais de 600 degraus, melhorando a qualidade de vida para mais de 6.000 pessoas em suas comunidades e aumentando em média 40% o número de atividades de permanência nos locais contemplados pelo projeto. As escadarias se tornaram espaços acolhedores para encontros e atividades comunitárias e passaram a ser frequentadas por moradores e visitantes.

A colaboração da comunidade, o apoio dos financiadores e os resultados obtidos mostram que a iniciativa Olhe o Degrau de fato transforma espaços urbanos subutilizados em locais vibrantes e inclusivos, contribuindo para uma cidade mais acessível, segura e agradável para todos. 

Por enquanto, a iniciativa aconteceu apenas na capital paulista, mas esperamos levá-la para outras cidades, melhorando esses espaços para ainda mais pessoas. Conheça as escadarias beneficiadas pela iniciativa Olhe o Degrau em diferentes contextos da cidade de São Paulo.