Olhe o Degrau

re-conhecer | co-criar

A iniciativa Olhe o Degrau nasceu com o objetivo de trazer um novo olhar para escadarias da cidade de São Paulo e estimular uma mudança em seu uso. Geralmente abandonadas e degradadas, as escadarias são vistas como locais inseguros pela população.

O projeto encara, então, esse desafio de revelar para as pessoas o potencial que as escadarias escondem, através de intervenções simples e participativas que permitem que esses lugares possam se reintegrar à rede de mobilidade a pé e serem utilizados como espaços públicos para atividades de permanência, proporcionando o encontro, o convívio e a prática de atividades física e de lazer na cidade.

A iniciativa foi construída a partir de um projeto piloto realizado em 2014 e 2015 na escadaria da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, São Paulo. Num contexto de limitados recursos e esforços para renovação dos espaços públicos, a equipe desafiou as formas habituais de pesquisar, fazer e construir projeto.

Assim, desenhou-se um novo processo, de engajamento contínuo com usuários – desde o levantamento de necessidades até a execução das melhorias – que hoje é um dos pilares da organização. Um dos resultados da iniciativa é a disseminação dos métodos aprendidos e refinados ao longo das ações desenvolvidas nas diversas escadarias da cidade, permitindo que projetos futuros possam ser liderados por qualquer cidadão ou cidadã em qualquer comunidade.

Apesar das escadarias estarem espalhadas em toda a cidade, interligando bairros importantes e ruas principais, não havia, quando a iniciativa foi lançada, um trabalho significativo disponível sobre esse tema, nem mesmo um banco de dados confiável com localização das escadarias e suas características. Portanto, um primeiro passo importante para o projeto foi o de proporcionar acesso a essa informação. Para isso, foi desenvolvida  uma ferramenta de mapeamento colaborativo. Esse mapa, online e interativo, permite que  qualquer indivíduo possa indicar onde estão as escadarias que conhece e fornecer informações sobre suas condições.