Olhe o Degrau Cotoxó

Em 2016, a Cidade Ativa foi convidada pela Brookfield Incorporações para liderar um processo de engajamento e intervenção na escadaria da Rua Cotoxó. Vizinha a um novo empreendimento imobiliário, a escadaria recebeu a doação de uma reforma que considerou os desejos dos moradores e usuários e a identidade local.


Escadaria da Rua Cotoxó é marcada pela presença de arte urbana.
Crédito: Cidade Ativa

Inicialmente, foram realizadas leituras em campo para compreender a dinâmica do local. Foram aplicadas medições de fluxo e de atividades de permanência, análise de critérios do ambiente construído, entrevistas com os usuários e pesquisa com painéis interativos.

Após essa primeira análise, foi realizada então uma oficina que teve como objetivo engajar moradores e usuários do escadão. Em clima de festa, com pique-nique, brincadeiras e bandas, as pessoas se divertiram e compartilharam ideias, soluções e desejos para a escadaria através de diversas atividades propostas pela equipe.

Durante as etapas de engajamento e análise do local, diversas questões culturais e territoriais foram identificadas e incorporadas no projeto previamente elaborado pela Brookfield. Entre elas, notou-se a forte presença do grafite e da atuação de artistas em diversos espaços do bairro. Esse processo acabou, então, por envolver esses agentes,  fazendo com que a identidade do lugar fosse resgatada e preservada.

Após a reforma da escadaria, foram realizadas novas coletas de dados para avaliar o impacto da transformação nos hábitos e impressões dos usuários. A avaliação dos resultados revelou um impacto bastante positivo, com aumento da satisfação dos moradores e usuários e com mudança nos padrões de fluxo e atividades de permanência das pessoas no local.