Assistência Técnica para tirar ideias do papel: um novo passo da iniciativa “Mobilidade em Transformação”

06/07/2022 | por cidadeativa

A capital do vale do Ribeira está abrindo espaços para pedestres, ciclistas, e para todas aquelas pessoas que queiram usar a energia do próprio corpo para se deslocar pela cidade. Na última semana de junho, equipes da Prefeitura Municipal de Registro, com apoio da iniciativa “Mobilidade em Transformação”, inauguraram um novo trecho de ciclofaixa de cerca de 600 metros e espaços para encontro e convívio no coração da cidade, conectando dois espaços públicos existentes. Em caráter temporário, as obras foram implementadas com pintura, cones, vasos, bancos de madeira e de pneus, mesa de ping pong, palco e arquibancadas de pallets e mobiliário flexível, que permitem que as equipes testem as estratégias propostas para, depois, avaliar a viabilidade de uma intervenção permanente. A fase de teste terá ao menos 30 dias, contará com monitoramento e avaliação dos impactos da proposta, como recepção e satisfação dos usuários locais.

Registro já é conhecida como uma cidade de múltiplos grupos de ciclistas. Agora, o município quer reforçar o seu protagonismo na região liderando uma transformação muito necessária no caminho rumo a um desenvolvimento mais sustentável, alinhado aos objetivos da ONU. A proposta é, gradualmente, complementar a rede cicloviária da cidade e qualificar os espaços públicos, criando lugares seguros e atraentes para moradores de Registro. 

A implementação do teste da ciclofaixa, mudanças de fluxo e novos espaços de convivência e melhoria da circulação de pedestres tiveram início em 23 de junho. O projeto foi idealizado pela Prefeitura e desenvolvido e construído pela equipe Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, com apoio da iniciativa Mobilidade em Transformação. Grupos locais contribuíram durante o processo, durante as reuniões de projeto. Para celebrar e apresentar o espaço à comunidade, foi realizado um evento de inauguração nos dias 25 e 26 de junho. Diversas atividades fizeram parte da programação, como um bate papo sobre mobilidade ativa seguida por passeio ciclístico, conduzido pelo SESC-Registro; oficinas, apresentações de artes e músicas e feira de produtores locais; além de atividades para crianças conduzidas pelo coletivo Metrópole 1:1. O espaço contou, ainda, com a intervenção artística lúdica da muralista local Carla Takushi, que também está por trás da página @registrocity, onde divulga informações sobre a cidade.

Antes. Crédito: Agência Cix.
Depois. Crédito: Agência Cix.

A iniciativa “Mobilidade em transformação: pessoas que movem cidades” foi idealizada em 2021 pela Fundação Grupo Volkswagen e pela Cidade Ativa como um curso virtual de formação no tema da mobilidade urbana. Em 2022, segundo ano de atuação, a iniciativa inaugura a frente de assistência técnica, que visa catalisar ações de mobilidade protagonizadas por ex-cursistas. Tomando por base a teoria da mudança “todas as pessoas podem e devem transformar a mobilidade urbana”, propõe-se a aplicação prática de aprendizados adquiridos, apoiando o planejamento e a implantação de uma ação de intervenção física idealizada como projeto final de ex-cursista da primeira edição. 

A seleção foi feita por meio de uma análise criteriosa, em meio a mais de 70 projetos finais recebidos em 2021. Além da pertinência da proposta e foco na mobilidade ativa (deslocamentos desempenhados pelo movimento do corpo, como o de pedestres e ciclistas, por exemplo), foram avaliados critérios como viabilidade de execução, clareza na definição do escopo,  impacto da implementação física, e engajamento (tanto em relação a atuação da/o proponente, para viabilização da ação, quanto a apresentada ao longo do curso). A proposta “Ciclofaixa e urbanismo tático” apresentada pela Diretoria de Trânsito da cidade de Registro-SP foi eleita e, desde o mês de abril, vem recebendo apoio da iniciativa Mobilidade em Transformação para sua implementação em caráter temporário. 

Nos próximos meses, a Cidade Ativa e a Fundação Grupo Volkswagen seguirão apoiando a Prefeitura de Registro em ações complementares, construindo em conjunto uma estratégia a longo prazo para qualificar a mobilidade ativa e espaços de estar na cidade.

Confira o vídeo para saber mais – e compartilhe!