Cidades ativas são tema de conversa com alunos da pós graduação da FAUUSP

05/09/2017 | por cidadeativa

Ramiro Levy e Gabriela Callejas realizaram, no dia 23 de agosto, uma palestra para os alunos da pós graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Paulo. A pedido do Prof. Fábio Mariz, a apresentação focou nos conceitos norteadores da Cidade Ativa, integrando um ciclo de palestras que ocorrem às quartas-feiras de agosto e setembro como parte da disciplina AUP 5814 Espaços Livres Públicos Coletivos Urbanos.


Crédito: Fabio Mariz Gonçalves 2017

O foco do curso é discutir projetos e políticas que contribuam com a qualificação dos espaços livres públicos, com destaque para as ruas. Para isso, os alunos têm a oportunidade de aprender com as diferentes perspectivas de arquitetos e urbanistas das organizações sociais, do poder público e investidores que atuam na área. Além da Cidade Ativa, foram convidados, Gustavo Partezani (ex-diretor da São Paulo Urbanismo), Hélio Mítica Neto (AREAURBANISMO), Daniel Todtmann Montandon  (Departamento do Uso do Solo, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo) e Hannah Arcuschin Machado  (Iniciativa Bloomberg).

Gabriela e Ramiro apresentaram para os alunos os benefícios da implementação de estratégias que contribuem para cidades mais ativas, incluindo a melhoria na saúde da população, no meio ambiente, as vantagens econômicas e o ganho social. Professor Fábio Mariz lembrou que em cidades em que os indivíduos podem caminhar e acessar seus espaços e equipamentos públicos, independente de sua idade, gênero, raça ou status social, são cidades mais inclusivas, que permitem a troca e o reconhecimento de um coletivo que é diverso. A acessibilidade dos espaços da cidade, principalmente da rua, para todas as pessoas, é essencial na construção da cidadania.


Crédito: Apresentação Cidade Ativa

Ao apresentar suas linhas de atuação, a equipe Cidade Ativa aproveitou para explorar duas das iniciativas da organização que tratam das rua e dos espaços públicos: Olhe o Degrau , que tem por objetivo requalificar as escadarias da cidade de São Paulo por meio de ações colaborativas, e o Como Anda, iniciativa que aborda o movimento da mobilidade a pé no Brasil, funcionando como ponto de encontro das organizações que atuam no tema.