Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo
29/08/2019 | por cidadeativa
Mais um espaço da cidade de São Paulo está sendo transformado para garantir maior segurança viária e conforto para pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. No dia 17 de agosto aconteceu o evento de lançamento da intervenção tática temporária na R. Dr. Campos Moura e entorno, onde está localizada a estação de metrô Artur Alvim, na zona leste de São Paulo.
O projeto “Conviver SubPenha” é uma iniciativa da Subprefeitura Penha em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS), Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI) e Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). As etapas anteriores à intervenção contaram com oficinas de diagnóstico e discussão do projeto com os comerciantes locais, coleta e análise de dados para identificação das dinâmicas do espaço e necessidades dos usuários – conduzida pela Cidade Ativa – e, por fim, a materialização do processo e resultados através de pintura de novas faixas de pedestres; remoção de vagas de estacionamento para aumento da área de calçada; pintura de piso e graffiti na viela com acesso direto à estação de metrô; reconfiguração viária nos cruzamentos e, também, a sugestão de desenho de uma praça em um espaço destinado antes a estacionamento de veículos.
Durante o evento, atividades como apresentação musical, brincadeiras para crianças, cadeiras de praia e guarda-sol estimularam os transeuntes a permanecerem e se reconhecerem como protagonistas no espaço. Comentários como “que legal ver Artur Alvim recebendo ações como essa” foram recorrentes na nossa caminhada para apreciar a iniciativa.
Acreditamos que ainda há um grande caminho pela frente para garantir que a intervenção atenda as expectativas e demandas das pessoas que utilizam a via: pedestres com diferentes habilidades, comerciantes formais e informais, usuários do transporte público e motoristas, mas o primeiro passo para uma via mais segura foi dado! Seguimos, caminhando e lutando para que ações como essa se espalhem pelas nossas cidades.