Concurso Áreas 40

São Paulo foi uma das dez cidades selecionadas para o programa da Iniciativa Global para a Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies, cujo objetivo é reduzir os ferimentos e fatalidades decorrentes de colisões e atropelamentos em todo o mundo. São Paulo e Fortaleza foram as duas cidades brasileiras selecionadas para participar da iniciativa por terem apresentado propostas ambiciosas e planos abrangentes de segurança viária.


Equipe Cidade Ativa em levantamento de campo.
Crédito: Cidade Ativa

Como parte do programa, estão previstas transformações físicas nas Áreas 40 da cidade de São Paulo, formadas por vias cuja velocidade máxima foi definida em 40 km/h, com objetivo de garantir maior segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, como pedestres e ciclistas. Além da sinalização e fiscalização, propõe-se o redesenho da geometria viária e a utilização de outros recursos para garantir que veículos sejam incentivados a respeitar o limite imposto. Nesse contexto, a equipe da Cidade Ativa desenvolveu um diagnóstico de três dessas Áreas 40 existentes na cidade de São Paulo, que foram objetos do Concurso Áreas 40 coordenado pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis: Brás, Lapa e Santana. O objetivo do concurso de ideias foi o de reconhecer boas estratégias para reconfiguração destas regiões a partir do desenho urbano.

O trabalho desenvolvido pela equipe contemplou, em um primeiro momento, uma análise territorial das três áreas considerando infraestrutura de mobilidade, uso do solo e principais pontos de atração (equipamentos, estações de transporte, parques etc).

Na sequência, foram realizadas visitas em campo para observar dinâmicas locais (vias com principais fluxos de veículos e pedestres, intersecções problemáticas principais pontos de atração que servem como origem e destino de deslocamentos) e realização de medições de fluxo, levantamento de atividades de permanência, levantamentos geométricos, aplicação de entrevistas e análises de critérios que influenciam na experiência do pedestre. A síntese desse diagnóstico foi utilizada como base para o edital do concurso.