Ruas

A iniciativa “Ruas” foi pensada para ajudar a transformar as ruas em espaços públicos seguros, inclusivos e vibrantes. O projeto adota uma abordagem metodológica de pesquisa sólida já aplicada em mais de 90 locais, fundamentada em coleta e análise de dados que indicam diretrizes para o desenho e planejamento de projetos de transformação urbana.

Ferramentas interativas e lúdicas, que promovem a participação dos usuários, permitem a coleta tanto de dados quantitativos quanto qualitativos. Mas a iniciativa tem um diferencial: vai além da utilização de dados secundários e inclui a realização de pesquisas de campo, levantamentos geométricos, contagens de fluxo de pedestres e veículos, mapeamento de atividades de permanência e entrevistas com usuários da rua. Essas informações ajudam a identificar as diferentes dinâmicas de uso do espaço e de comportamento dos usuários, considerando a forma como as pessoas interagem com a rua em horários e dias específicos. A iniciativa também faz a coleta de informações sobre o perfil dos usuários e suas percepções sobre o espaço, o que fortalece a consolidação de um senso de comunidade e pertencimento e dá visibilidade a ideias importantes.

As ações da iniciativa abrangem diversas áreas, como segurança viária, acessibilidade, medição de impacto e os passos necessários para transformar as ruas com segurança, conforto e acessibilidade para todos. Um dos aspectos fundamentais do projeto é compartilhar recursos que contribuam para os processos de reflexão, debate e consolidação do conhecimento gerado, abrindo caminho para a construção de cidades mais inclusivas, resilientes e saudáveis. Os dados e informações do projeto Ruas ajudam a embasar artigos,  manuais, guias, cartilhas e cadernos técnicos, consolidando e disseminando o conhecimento para beneficiar todos os setores da sociedade. 

*crédito da imagem de capa: Agência CIX.

Conheça sobre as ações já desenvolvidas: