Diagnóstico da Rua Joel Carlos Borges

A Rua Joel Carlos Borges, em São Paulo, é a primeira Rua Completa a sair do papel entre as 11 cidades da Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono, projeto fruto da parceria entre WRI Brasil e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). A ideia de requalificação começou em 2014, com o lançamento do Concurso 3 Estações, organizado pelo WRI Brasil em parceria com o USP Cidades, que convidou arquitetos e urbanistas a desenvolverem ideias para qualificar o entorno de três estações do metrô de São Paulo: Berrini, Vila Olímpia e Santo Amaro. A proposta vencedora para o entorno da Berrini foi desenvolvida pela Urb-i e parte dela foi implementada agora dentro do programa da Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono.

A pesquisa feita pela Cidade Ativa foi elaborada com o objetivo de levantar dados quantitativos e qualitativos da Rua Joel Carlos Borges e de uma via de controle na saída da estação Vila Olímpia, a Rua Gomes de Carvalho. Ela incluiu medições de fluxos de pedestres e veículos, mapeamento das atividades de permanência de pedestres (que revela como os usuários se apropriam do espaço) e avaliação de critérios sensoriais relativos à experiência do pedestre. Além disso, as informações obtidas foram sintetizadas em gráficos, diagramas e desenhos que facilitam sua análise.

A comparação dos dados coletados com o levantamento realizado em abril de 2014 permite avaliar o impacto das ações implementadas na Rua Joel Carlos Borges e, também, subsidiar diretrizes de projeto para futuras ações na via. As análises de fluxo e das condições da infraestrutura revelaram que a intervenção garantiu um um espaço adequado a passagem de pedestres na Rua Joel Carlos Borges, diferentemente do cenário em 2014. Ainda assim, é alto o número de pessoas caminhando no leito carroçável, junto aos veículos motorizados, indicando que a vocação da via é, provavelmente, a de ser voltada exclusivamente a pedestres e veículos não motorizados, permitindo o fluxo restrito de veículos motorizados para acesso aos edifícios ao longo da via.