Cidade Ativa participa do festival Jane’s Walk em Chapecó, SC

30/05/2019 | por cidadeativa

A mobilidade a pé faz parte da realidade de quase todos os indivíduos: seja em curtos trajetos ou longos percursos, o deslocamento mais utilizado pela população brasileira[1] também é o mais negligenciado dentro da rede de mobilidade urbana. O pedestre é protagonista para uma cidade mais dinâmica, segura, acessível, saudável e também compacta. Uma cidade com pessoas nas ruas – seja ocupando espaços públicos ou se deslocando – é um caminho para uma cidade com mais vitalidade e também mais democrática.

Em homenagem à jornalista e ativista urbana Jane Jacobs, que dedicou muita energia em defesa de cidades mais humanas e seguras, desde 2007 uma série de caminhadas são organizadas em centenas de cidades pelo mundo. O Jane’s Walk é um festival que acontece todo primeiro final de semana de maio, data que coincide com seu aniversário. É um grande marco para convidar os cidadãos a estarem mais nos espaços públicos, através da caminhada, como forma de se conectar com a vizinhança.

A convite do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Unochapecó, em Chapecó – SC, apresentamos conceitos sobre o planejamento das cidades a partir da ótica do pedestre, além de compartilhar algumas experiências da Cidade Ativa em ações de intervenções urbanas. A apresentação fez parte da abertura do evento organizado pelo corpo docente do curso, no dia 04 de maio, e aberto ao público geral.

Abordamos a complexidade e os elementos que compõem a rede da mobilidade a pé, além de elencar alguns atributos que são determinantes para que as pessoas escolham esse deslocamento como uma alternativa sempre que possível. Os participantes, em grande maioria alunos da Unochapecó, aproveitaram o espaço de bate-papo para pontuar dúvidas, compartilhar experiências e questionar atuações dentro do campo profissional.

As reflexões alimentaram o desenvolvimento da atividade seguinte, estruturada e conduzida por professoras, professores e coordenadora do curso, a qual tivemos o prazer de acompanhar até o encerramento. Nossa primeira participação no festival Jane’s Walk não poderia ter sido mais agradável e inspiradora.

O evento Jane’s Walk Chapecó

Sediado pela primeira vez em Chapecó, o evento aconteceu também em mais de 200 cidades ao redor mundo. Neste ano, 37 países participaram oficialmente com passeios apoiados, organizados e liderados por voluntários locais. Para a atividade de inauguração no município, os participantes foram divididos em grupos e percorreram 4 trajetos diferentes no entorno. A estrutura da caminhada elencou 8 tópicos de observação para auxiliar a experiência, pensados a partir da teoria da Jane Jacobs: práticas sociais, relações de poder, diferenças sociais, função urbana, ocupação e uso do solo, infraestrutura, escala humana, crescimento urbano, característica das ruas e calçadas.

Durante a caminhada, os participantes captaram através de registros fotográficos exemplos positivos e negativos dos tópicos propostos. Todos receberam um “mini-óculos”, um pequeno objeto, para engajar a participação e sinalizar através das “lentes” verdes ou vermelhas os aspectos desses exemplos nos registros. Ao final da caminhada, os grupos se reuniram para discutir e elencar um exemplo mais representativo para cada aspecto, de acordo com as especificidades dos trajetos.

O estímulo ao olhar crítico para a forma e ritmo em como a cidade está crescendo e se desenvolvendo nos últimos anos a partir da experiência do pedestre, não apenas por estudantes universitários mas também pela comunidade, é fundamental para a reflexão coletiva sobre o futuro da cidade.

[1]Segundo dados de da ANTP (Relatório de Sistema de Informações da Mobilidade Urbana de 2016), no Brasil, 41% das pessoas se deslocam exclusivamente a pé. Se somarmos a esses os deslocamentos por transporte público (28%), pelo menos 69% dos deslocamentos diários no PAÍS possuí um componente a pé.