Cidade Ativa na Walk 21 Rotterdam 2019

01/11/2019 | por cidadeativa

A equipe da Cidade Ativa, representada por Ramiro Levy, participou da 20º Conferência Walk 21 Rotterdam (Países Baixos) em dois momentos. No primeiro dia do evento, representando o projeto Como Anda, realizou em conjunto com a International  Federation of Pedestrians (IFP) e America Walks (AW) uma oficina com o tema: Redes pró-mobilidade a pé – lições aprendidas e próximos passos em direção a um plano de ação coletivo (Pro-walk networks – lessons learned and next steps towards a collective action plan). Veja aqui o relato.

Já no dia 09 de outubro, participamos de uma sessão (que ficou lotada, com gente sentando no chão!) sobre urbanismo tático junto com Ankita Chackra, da NACTO-GDCI e Helen Hobart, Vice-prefeita de Hobart, município da Tanzânia, Australia. Com o tema “Urbanismo tático como uma ferramenta de transformação”, as experiências compartilhadas focaram nos processos, nas ferramentas de engajamento comunitário, nas formas de medir o impacto e também na diversidade de formas de financiar essas iniciativas – e quais são as organizações que as coordenam. 

Ankita mostrou como as iniciativas de segurança viária promovidas pela NACTO-GDCI catalisam e aceleram os processos de transformação de ruas em cidades brasileiras. São Paulo e Fortaleza receberam o apoio técnico da organização para as ações e tem histórias super interessantes sobre como isso gerou transformações na forma de atuar das prefeituras, e também mudou a percepção de moradores e comerciantes das áreas de intervenção. Nós tivemos o prazer de ter colaborado em algumas das fases dos projetos de São Paulo que foram realizados em São Miguel Paulista e também em Santana. Este ano também participamos da coleta e leitura de dados para o projeto de intervenção urbana Conviver SubPenha.

Já Helen, representando a Prefeitura de Hobart, trouxe a visão do poder público sobre a importância de incentivar iniciativas que tenham o engajamento comunitário e a colaboração como ponto de partida. Na sequência, testar e avaliar os primeiros resultados das ações e, por fim, planejar, projetar e implementar mudanças mais permanentes, sempre com enfoque no ‘lugar’ que se está transformando.

Nós apresentamos a iniciativa Olhe o Degrau principalmente  sob o ponto de vista dos processos, a partir das reflexões resultadas das seis ações realizadas desde 2014. Antes de mais nada, esclarecemos que nossa experiência com urbanismo tático tem sido bastante diversa, do ponto de vista das parcerias que se formaram para cada projeto, das diferentes localizações e contextos urbanos de cada escadaria transformada, dos atores sociais que foram engajados em cada momento e também da importância das metodologias de engajamento para que os processos fossem o mais inclusivos e fiéis aos anseios das pessoas. Como não podia faltar, nosso  enfoque em coletar dados – antes, durante e depois das intervenções – para avaliar os resultados das intervenções também teve destaque na apresentação, pois trazem para nossa equipe sempre um aprendizado novo – e novas reflexões para novos projetos. Além disso, esses dados ajudam a criar evidências para viabilizar novas ações no futuro e para criar discussões sobre a importância das escadarias no contexto da rede de mobilidade a pé de nossas cidades (se quiser saber mais sobre a iniciativa e nossa metodologia, bem como sobre as ações já realizadas, acesse aqui a página do Olhe o Degrau). 

A moderação da sessão foi da José Besselink, urbanista da Prefeitura de Rotterdam e responsável pelo programa de urbanismo tático da cidade, denominado  “Inner City as a City Lounge” (algo como “o centro da cidade como a sala da cidade”). A iniciativa busca desde 2008 criar espaços de encontro e de convivência no centro de Rotterdam, reduzindo a presença dos veículos motorizados e deixando ainda mais evidente a prioridade para pedestres e ciclistas. 

Vale ressaltar que a Cidade Ativa recebeu o importante apoio financeiro da HealthBridge Foundation of Canada para participar da conferência este ano. Essa parceria vem desde  2018, quando recebemos financiamento da HealthBridge para a ação do Olhe o Degrau no Jardim Nakamura através de recursos captados junto à ONU-Habitat. 

O site da conferência começou a disponibilizar as apresentações que foram utilizadas. Confira aqui os vídeos e programação completa do evento.