Com a iniciativa Olhe o Degrau, a Cidade Ativa participou do 3º Encontro de Urbanismo Colaborativo

30/11/2018 | por cidadeativa

Entre os dias 12 e 14 de novembro de 2018 aconteceu o 3º Encontro de Urbanismo Colaborativo, realizado pelo Instituto Courb e Coletivo Abraço, em Fortaleza. O evento foi marcado por diferentes momentos de troca de experiências: palestras e debates com especialistas, oficinas de capacitação, mostra de projetos e vivências na cidade. Foram mais de 200 participantes presentes e o tema orientador das atividades foi a construção das cidades de maneira colaborativa e participativa (confira as outras edições do encontro).

A Cidade Ativa, representada por Mariana Wandarti, participou do evento e apresentou a iniciativa Olhe o Degrau na mostra de projetos ao lado de outros 23 grupos de diversas regiões do país que atuam colaborativamente na cidade (conheça aqui todos os projetos). Ainda, através de votação popular, houve premiação de três iniciativas que se destacaram durante a mostra: ImaginaC; AUÊ – Articulações Urbanas em Escadas, vinculado ao escritório modelo de Arquitetura e Urbanismo CURIAR, da Universidade da Bahia e o Projeto Mobilidade ao Redor, do Ministério das Cidades.

Além da apresentação do Olhe o Degrau, foi possível realizarmos uma oficina de capacitação sobre as metodologias de pesquisa utilizadas em nossas iniciativas, abordamos as ferramentas de Safári Urbano e Leituras Urbanas. A atividade contou com ativistas, arquitetos urbanistas, técnicos do poder público e estudantes e sua dinâmica se desenvolveu através de explicação teórica, aplicação prática em campo e reflexão final sobre os métodos e a importância da coleta de dados em projetos que atuam no espaço público para a avaliação e monitoramento de seu impacto na comunidade.

O encontro proporcionou uma importante oportunidade para debatermos sobre o tema e também para fortalecermos relações e possíveis parcerias entre os grupos que lutam por cidades mais inclusivas, resilientes e saudáveis.

Grupo de participantes do evento. Crédito: Instituto Courb