[Retrospectiva] Cidade Ativa em 2018

19/12/2018 | por cidadeativa

Janeiro

Um ano começa com o pé direito quando a renovação vem coladinha com a virada. Janeiro foi mês de mudar o visual do site e atualizar nossa forma de comunicar nossos projetos e iniciativas. Aproveita para dar uma espiada ainda esse ano!

Fevereiro

Por aqui, nem todo mundo pulou carnaval esse ano! Estivemos presentes no 9º World Urban Forum sediado em Kuala Lumpur, Malasia, para discutir junto com milhares de participantes como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável poderão efetivamente ser alcançados em 2030. Também nos reunimos com a equipe da HealthBridge e nos preparamos para mais um Olhe o Degrau, dessa vez financiado pela ONU Habitat. E claro, conhecemos a cidade, com sua incrível diversidade de edifícios, caminhos, passagens, culturas e hábitos.

Março

Parte de nossas atividades é disseminar conhecimento através de palestras, cursos e bate papos. Março foi um mês marcante nesse nosso eixo de [in]formar: estivemos no TedX Campinas, participamos do Seminário Online de Ruas Completas, conversamos com alunos e professores da Faculdade Belas Artes e, para fechar com chave de ouro, fizemos um Safári Urbano com alunos do International Honors Program.

Abril

À convite da Tu Delft, em Abril participamos da segunda edição do MOOC (Massive Open Online Courses) dentro do tema de justiça espacial, falando sobre como podemos criar cidades mais inclusivas. Também participamos do 2º Seminário da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS)… Esse mês também foi um momento de olhar pra dentro e refletir sobre nossas práticas no planejamento estratégico conduzido pela equipe Noetá

Maio

Esse mês trouxe transformação! Maio começou com a etapa de intervenção do Olhe o Degrau em Ermelino Matarazzo, com muita cor, muita gente e muita mão na massa. Também participamos da oficina de ideação para novas iniciativas através da consultoria do Instituto Jatobás, publicamos em parceria com outras organizações o artigo sobre a importância do sistema da mobilidade a pé para cidades mais resilientes e fechamos o mês com a etapa de engajamento e oficina de Minecraft do Olhe o Degrau Jardim NakamuraQue mês!

Junho

Para apresentar o cenário da mobilidade a pé através do projeto Como Anda, que recebe apoio do Instituto Clima e Sociedade, aterrissamos no calor carioca para participar da Conferência Velo-City sediada esse ano aqui no Brasil. Sem dar tempo de esfriar a voz, participamos também no Talks Casa Cor, uma roda de conversa com os visitantes da mostra e outros profissionais na calçada projetada pelo Zoom, Urbanismo, Arquitetura e Design, promovendo a ocupação desse espaço público.

Julho

Através do Como Anda, projeto da Cidade Ativa e Corrida Amiga apoiado pelo iCS, coordenamos o III encontro do projeto em Julho. Mais de 30 representantes de organizações de todo o Brasil participaram presencialmente, em São Paulo, e online. Um dia de muito aprendizados e novas inspirações para o projeto. Perdeu essa? Veja o relatório dos resultados finais no canal do Como Anda no Medium

Agosto

A gente adora uma festa! Em Agosto fizemos a intervenção na escadaria do Jardim Nakamura, através do Olhe o Degrau. Foi um projeto de envolvimento e engajamento da comunidade que nos enche de orgulho! Muitos parceiros, voluntários e apoio local fizeram essa ação nos transformar por aqui. Quer lembrar como foi? Veja mais notícias no nosso blog!

Setembro

Mês da mobilidade, setembro foi temático por aqui. Através do Coo Anda, desenvolvemos os Indicadores de Mobilidade a Pé, ferramenta de avaliação de qualidade para os PlanMobs de municípios brasileiros, iniciativa da Bicicleta nos Planos. Através da campanha “Cidade Ativa Adverte“, distribuímos os nossos adesivos motivadores e divulgamos alguns dados relacionados ao uso excessivo de carro. Já refletiu sobre como você se desloca?

Outubro

Conexões criam redes. Através do projeto Como Anda, em outubro embarcamos para Bogotá, Colômbia, para participar da XIX Conferência Walk21. Na mala, levamos uma oficina para compartilhar experiências e conhecer organizações que atuam pelo movimento da mobilidade a pé pelo mundo, além de apresentar o projeto em uma palestra. Foi uma semana intensa e de muito conteúdo para refletir. Trouxemos pra casa referências, reflexões e inspirações. Qual a sua rede? O que te leva além?

Novembro

Tem mês que poderia caber em dois! Por aqui, demos um pulo até Fortaleza, para participar do 3º Encontro de Urbanismo Colaborativo, apresentamos nossa iniciativa Olhe o Degrau, fizemos uma oficina prática sobre as nossas metodologias de pesquisa, apresentamos o Olhe o Degrau na sessão de banners, conhecemos a cidade e o pessoal da Prefeitura de lá. E não acabou! Em novembro ainda participamos da semana Cidade Para Pessoas do Senac Tatuapé, da semana de arquitetura da Braz Cubas e lançamos a versão em espanhol do nosso site. Ufa. E olha que nem foi só isso!

Dezembro

Antes de desacelerar, organizamos nossa mudança de casa. A partir de janeiro, você pode tomar um café com a gente lá pela Avenida Paulista, nosso novo endereço. Aproveitando a atmosfera de renovação, fizemos nossa reunião de fechamento anual e de planejamento para 2019. Em dezembro confraternização por aqui foi assim: muitos fusos horários diferentes entre nós e um brinde ao ano tão incrível que se encerra. E vamos descansar e refletir um pouco sobre o futuro porque ano que vem tem mais!