Projeto Como Anda e Olhe o Degrau na Conferência Internacional Walk 21

30/09/2019 | por cidadeativa

Em outubro, a Cidade Ativa desembarca em Rotterdam para participar da 20ª Conferência Walk 21. Entre os dias 07 e 10 de outubro de 2019 a Cidade Ativa vai participar diretamente de duas atividades e aproveitará para conhecer novas organizações e saber dos principais debates que vêm ocorrendo sobre mobilidade a pé atualmente. A conferência deste ano vai focar em três temas que tem como premissa “Colocar os pedestres em primeiro lugar oferece: uma cidade para todos; uma cidade saudável; e uma cidade inteligente em escala humana“.

Já no primeiro dia (07/10/2019) das 9h30 às 13h00 estaremos representando a equipe do projeto Como Anda (Cidade Ativa e Corrida Amiga) e,  em parceria com America Walks (EUA) e International Federation of Pedestrians, vamos dar continuidade nos debates de 2018 com a oficina  “Pro-walk networks: lessons learned and next steps towards a collective Action Plan” (Organizações em prol da mobilidade a pé: lições aprendidas e próximos passos em direção a um plano de ação coletivo).  Saiba mais aqui no texto do Medium do Como Anda.

Nossa segunda participação será no painel moderado pela José Besselink, coordenadora do programa de urbanismo tático da Prefeitura de Rotterdam. Desde 2008 a cidade de vem implantando políticas públicas e projetos que colocam o pedestre em primeiro lugar. O painel, intitulado “Urbanismo tático como ferramenta de mudança” terá também a participação de Helen Burnet Vice-prefeita de Hobart, Tanzânia, Austrália (apresentando iniciativas de sua cidade) e Ankita Chachra, da Iniciativa Global de Segurança Viária da NACTO apresentando estudos de caso de Fortaleza e São Paulo

Nós apresentaremos o projeto Olhe o Degrau e abordaremos nossa iniciativa como ferramenta de transformação urbana e iremos explorar a diversidade das seis ações que já realizamos desde 2014. Focaremos nos processos de engajamento comunitário, as diversas fontes de financiamento utilizados, como medimos o impacto das intervenções e as diversas formas de governança que o projeto utilizou.

Quer saber mais? Explore aqui a programação completa do W21 e fique de olho depois nas nossas redes o resumo dos principais pontos discutidos no nosso painel e na conferência.