Encontro de apresentação e validação da proposta para intervenção no Escadario reúne moradores do bairro

24/10/2019 | por cidadeativa

Depois do sucesso da Oficina Colaborativa e de Engajamento do Olhe o Degrau Escadario, a ação avançou mais uma etapa. Dentre as nossas experiências, é a primeira vez que o processo é liderado por grupo de moradores do bairro com apoio e orientações da equipe Cidade Ativa, atores esses que participam do cotidiano de um dos espaços a ser transformado: a escadaria localizada no final da rua Pernambuco, em Higienópolis, São Paulo. 

A Cidade Ativa colaborou no processo [em andamento], compartilhando experiências anteriores e orientando atividades do Grupo de Trabalho (GT Escadario). Também coletamos dados para leituras e análises do espaço da escadaria e entorno imediato, que revelaram principais necessidades dos usuários em relação ao espaço e resultaram em uma série de diretrizes para o projeto de intervenção. As diretrizes tem por objetivo subsidiar o projeto arquitetônico (e urbanístico!) que serão desenvolvidos para o local. 

Como resultado desse processo inicial, realizado com apoio de financiamento coletivo, o Relatório Final orientou o GT Escadario com próximos passos e recomendações, além de reunir o histórico desde o começo da ação e da mobilização dos moradores. Para apresentar o material, o GT organizou um grande encontro entre moradores e todas e todos envolvidos nessa transformação, como parte do processo colaborativo e de validação do projeto.    

O evento, que aconteceu na noite de 23 de outubro de 2019, começou com uma mini-expedição pelo Escadario, liderada pela Carol Padilha, do Projeto Carona a Pé (que também esteve na Festa Junina em Junho). Com um grupo de moradores reunidos, o trajeto passou também por outras duas escadarias do bairro (recentemente reformadas) com algumas paradas que trouxeram reflexões do grupo sobre o futuro projeto de requalificação. 

Já na abertura do encontro, Ana Fialho, moradora e integrante do GT apresentou a agenda da noite e também lançou o vídeo que traz todo o contexto do processo. Já na apresentação dos resultados dessa primeira etapa da pesquisa, a Cidade Ativa trouxe uma breve contextualização do processo, apresentando oficialmente o conteúdo do Relatório Final produzido. Foi apresentada brevemente a leitura físico-territorial e o potencial de conexão existente entre os bairros de Higienópolis e Perdizes através da sequência de passagens existentes, com destaque para recomendações e próximos passos sugeridas para o GT Escadario. 

Na sequência, a arquiteta e moradora do bairro Lua Nitsche compartilhou sua experiência no grupo de trabalho de requalificação da Praça da Vila Buarque, desafios e aproximações para auxiliar e inspirar o GT Escadario nessa nova etapa. Também morador do bairro e arquiteto, o Pedro Nitsche (do grupo Nitsche Arquitetos) apresentou o primeiro estudo conceitual para o Escadario, desenvolvido a partir das diretrizes de projeto indicadas no relatório desenvolvido. O estudo traz a atmosfera lúdica, atrativa especialmente para as crianças – principal público alvo – e também as recomendações essenciais para que o espaço traga segurança pessoal na passagem de mulheres, idosos e de todas as pessoas que circulam pelo bairro. 

Também foi apresentada uma ideia inicial para o conceito do projeto paisagístico, desenvolvido pela profissional Marina Franco. Todas as pessoas que estavam presentes tiveram oportunidade de compartilhar opiniões e sugestões de atividades e contribuições para os próximos passos, esclarecer dúvidas e pensar em conjunto como viabilizar a reforma do espaço. O encontro também foi pensado para engajar novos moradores para integrar o grupo de trabalho em outras frentes de trabalho.

A Cidade Ativa incentiva a constante participação de moradores do entorno e usuários da escadaria nesse processo de aproximação, escuta e envolvimento com o processo. 

Conhece alguém que pode apoiar o projeto? Não deixe de contar para o pessoal do GT Escadario! A ação está tomando novo fôlego para viabilizar a obra. Acompanharemos e compartilharemos novidades.