Leituras Urbanas

re-conhecer

A iniciativa Leituras Urbanas envolve uma série de metodologias para coleta e análise de dados do espaço público e do comportamento de indivíduos. Através dela, podem ser obtidas informações quantitativas e qualitativas, coletadas muitas vezes através de ferramentas interativas e lúdicas, que envolvem os usuários do local.

Além da coleta e interpretação de dados secundários, a iniciativa contempla a utilização de ferramentas para obtenção de dados em campo, incluindo levantamentos geométricos, contagens de fluxo de pedestres e veículos, mapeamento de atividades de permanência, entre outros. Através dessa leitura, é possível identificar as diferentes dinâmicas do espaço, focadas em como usuários se apropriam dele nos diferentes horários ou dias da semana. Também são utilizadas ferramentas que permitem levantar dados sobre o perfil dos usuários do local e sua opinião sobre diversos temas.

Além de entrevistas e questionários, nossa equipe desenvolve painéis interativos, uma ferramenta lúdica para coleta de informações sobre os usuários, suas opiniões e desejos para o local em estudo, e que torna pesquisados e pesquisadores em agentes de transformação da realidade.

Ao permitir visualizar as respostas dos outros, essa metodologia fortalece a construção de um consenso em uma comunidade e dá visibilidade a grandes ideias.