Processos participativos foi tema de debate no IV DEA, em Paraisópolis

01/11/2018 | por cidadeativa

O IV Dia do Estudante de Arquitetura e Urbanismo foi recheado de atividades que abordaram o tema da transformação das cidades através de processos participativos

 

O dia 20 de outubro contou com diversas atividades no CEU Paraisópolis, organizadas pelo FENEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil). A Cidade Ativa, em conjunto com Urbitandem, Casacadabra e Eduardo Pizarro, foi convidada a compor um debate sobre processos participativos e sua importância na transformação das cidades, considerando as demandas, desafios e oportunidades trazidos pela população local.

O debate discorreu sobre as inúmeras atuações do profissional arquiteto urbanista através da experiência de cada convidado. Foram abordadas também diferentes escalas de projeto que visam promover melhor qualidade de vida para os cidadãos, desde compartilhamento de técnicas para melhorar sistemas de ventilação e iluminação natural em suas residências, até intervenções em espaços públicos e planos para desenvolvimento de bairro.

Com mais de 90 alunos presentes, questões fundamentais foram levantadas, por exemplo, como podemos iniciar processos de intervenção em espaços públicos em diferentes contextos, como engajar as pessoas no processo de identificação de demandas e definição de projeto e como viabilizar para que as ações possam ser implementadas. Para orientar tais questões, Mariana, representante da Cidade Ativa, contou sobre os procedimentos fundamentais desenvolvidos em nossas iniciativas, como o Olhe o Degrau e Leituras Urbanas, que apresentam experiências sobre os pontos abordados, como na relação e envolvimento com grupos e atores locais, poder público e viabilização das ações.