Escadaria em Ermelino Matarazzo será reformada em ação colaborativa

02/05/2018 | por cidadeativa

Crédito: Sidney Outa
Pela primeira vez na Zona Leste, a iniciativa Olhe o Degrau é realizada pela ONG Cidade Ativa com apoio da Fundação Fenômenos


Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da cidade de São Paulo, ganhará uma nova opção de lazer. Nos dias 04 e 05 de maio, voluntários da Cidade Ativa e a comunidade escolar da EMEF João Franzolin Neto, além da população local, se reunirão para reformar uma escadaria pública localizada no bairro do Parque Cisper.

A iniciativa foi uma das contempladas no Desafio Fenômenos, um programa desenvolvido pela Fundação do Ronaldo Fenômeno que apoiou projetos voltados à promoção da qualidade de vida das comunidades periféricas da cidade de São Paulo através da prática de atividades físicas e sustentabilidade. O Olhe o Degrau, que nasceu em 2014 com o objetivo de trazer um novo olhar para as escadarias e estimular novos usos, caminha agora para sua quarta ação. “O projeto encara o desafio de revelar para as pessoas o potencial que as escadarias escondem através de intervenções simples e participativas que possam proporcionar o encontro, o convívio e a prática de atividade física e de lazer”, conta Gabriela Callejas, diretora da Cidade Ativa.

O projeto de intervenção na escadaria é resultado de meses de engajamento e oficinas com a comunidade escolar, moradores do entorno e grupos da região, e conta com apoio da Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo, da organização Limpa Brasil e a empresa Norte Sul Hidrotecnologia e Comércio Ltda, para conservação e limpeza do local.

Durante os dias 04 e 05 de maio, um mural de grafite será realizado nos muros laterais, bancos, mesas e brinquedos infantis serão confeccionados e os degraus e patamares receberão pinturas com jogos visuais e brincadeiras. As atividades contarão com suporte de artistas locais do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e também do escritório de arquitetura Zoom e serão implementadas através de oficinas participativas nas quais alunos, vizinhos da escadaria e voluntários poderão colocar a “mão na massa”.

Oficina de Intervenção Olhe o Degrau:
Quando: 04 e 05 de maio (sexta-feira e sábado), das 9h00 às 18h00
Onde: Escadaria da Rua Pedra Lavrada, 575 – Parque Cisper, Ermelino Matarazzo (em frente à EMEF João Franzolin Neto)

Realização: Cidade Ativa
Apoio: Fundação Fenômenos, EMEF João Franzolin Neto, Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo, Limpa Brasil, Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design