Articulação comunitária do programa Ruas de Brincar em Jundiaí

Em 2021, a Cidade Ativa colaborou com o programa Ruas de Brincar na cidade de Jundiaí, São Paulo, através de convite do Ateliê Navio. Este programa, parte das ações da Urban 95, visa transformar as ruas em espaços de lazer seguros para as crianças, possibilitando que elas brinquem com autonomia, onde a população local assume a responsabilidade por essas Ruas de Brincar.

A colaboração com o Ateliê Navio envolveu duas fases. A primeira focou em aproximar do território, conectar com a comunidade e organizar uma ativação piloto em dezembro de 2021 no bairro Novo Horizonte. Isso permitiu identificar oportunidades e desafios para expandir o programa na cidade.

Na segunda fase, em 2022, a colaboração continuou, revisando e refinando o plano e estratégia de desenvolvimento do programa. Foram estruturadas atividades participativas para construir um kit de ativação, permitindo que moradores locais liderem novas Ruas de Brincar. O objetivo era entender as lacunas, fragilidades e oportunidades para o programa.

As atividades incluíram a conexão com a comunidade, a ativação da Rua de Brincar, a escuta das crianças e a criação de um fluxo de ação. Mais de 40 participantes desfrutaram de atividades como oficinas, apresentações, danças e histórias. Também foram realizadas pesquisas interativas e jogos tradicionais, resgatando a identidade e cultura do bairro.

Os próximos passos incluem o acompanhamento e a manutenção do programa Ruas de Brincar, com foco na comunicação contínua com a comunidade, gestão coletiva, coleta de dados e adaptações viárias permanentes. 

Acesse os relatórios que contam o processo completo!