
Cidades para Brincar e Sentar
“Como criar cidades mais amigáveis e verdes para todas as crianças?”. A inquietação abre a Publicação “Cidades para Brincar e Sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público “, por Bernhard Meyer e Stefanie Zimmermann, na qual a perspectiva da criança é foco. A Cidade Ativa foi responsável pela revisão técnica do manual, a convite do Instituto Alana, que organizou a edição brasileira, com publicação em novembro de 2020.
O trabalho apresenta em detalhe as etapas de planejamento e processo para criação de percursos pensados para crianças, idosos e de quem tem mobilidade reduzida, a partir do estudo de caso de duas cidades alemãs. Ali, as intervenções e mobiliários urbanos tornaram os percursos cotidianos das crianças mais lúdicos e seguros, além de trazer espaços mais adequados para idosos e cuidadores. O mapeamento de rotas foi realizado em conjunto com as crianças e idosos.
A publicação se insere em um contexto de avanço no tema de “cidades brincantes” no Brasil, cuja perspectiva para o público infantil é um mote de atuação da iniciativa internacional Urban 95.
Conheça a publicação:
DOWNLOADS

Outras ações
Notícias relacionadas
Todas as notícias >
MAPi nas escolas: um caminho para a participação e transformação social
abril 2, 2025

Oficina internacional sobre Programas de Mobilidade Escolar: Traçando caminhos para a América Latina e Caribe
abril 1, 2025

Redesenhando Cidades Para Crianças: A Cidade do Sim
agosto 25, 2024

2024: Quando o desejo é coletivo.
janeiro 10, 2024

Fortaleza (CE) e Niterói (RJ) compartilham estratégias para tornar entornos escolares seguros e lúdicos
dezembro 6, 2023

A Cidade do Sim – Um manifesto por cidades acolhedoras
outubro 7, 2021

Qual é a sua cidade dos sonhos?
setembro 30, 2020

“Como podemos aprender e ensinar em nossos territórios?” O Instituto Tomie Ohtake trouxe essa questão como ponto focal de evento realizado em agosto
agosto 30, 2019

Cidades ativas são cidades para o brincar
agosto 28, 2017
