Como podemos mudar nossas cidades em 2019?

31/01/2019 | por cidadeativa

Escolha ser mais ativo

Quando falamos em deslocamento, é comprovado que os benefícios do caminhar são inúmeros – desde os impactos positivos diretos na saúde do corpo e da mente até os reflexos na saúde do ambiente. Parece difícil? A caminhada até a padaria, o passeio com o cachorro podem ser um bom começo, já que apenas 10 minutos diários são suficientes para melhorar nossa memória e humor. Que tal aproveitar o começo do ano para andar mais pela sua cidade?

Fortaleça sua comunidade

Como protagonistas das cidades, é a qualidade das nossas interações em comunidade que traduz a força e representação dos nossos quereres. As relações sociais que fortalecemos, as formas como ocupamos, experienciamos e nos deslocamos pelo espaço são fundamentais para uma vida urbana que faça mais sentido. Incentivar o pequeno produtor que atende no seu bairro, cumprimentar os vizinhos, manter a calçada em frente de onde você mora limpa e frequentar a praça que está perto da sua casa são alguns hábitos que podemos experimentar. Vamos aproveitar o começo do ano para compartilhar, colaborar e refletir mais em conjunto?

Apoie organizações que atuam em projetos nos quais você acredita

Existem no país mais de 820 mil* Organizações da Sociedade Civil atuando em diferentes pautas, muitas vezes garantindo direitos básicos e fundamentais não priorizados pelo Estado. A atuação dessas Organizações é estratégica e fundamental não apenas para a conquista mas também para a manutenção desses direitos e, muitas vezes, essas atuações acontecem de forma voluntária ou com poucos recursos. Acompanhar e apoiar projetos em que acreditamos pode fazer toda a diferença para garantir esses espaços de atuação. E você, como luta por aquilo em que acredita?

*Fonte: IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Dados resultados de estudo realizado em 2017
Esteja mais presente nos espaços públicos da sua cidade

São os espaços públicos a essência da vida urbana: locais para circulação, socialização, lazer, e para manifestações. Esses lugares devem ser livres de barreiras para proporcionar o acesso e o encontro entre todos os cidadãos. Sua essência é promover a diversidade e, por isso, devemos ocupá-los: para trazer vitalidade, promover maior segurança e, com um olhar mais próximo e sensível, trazer questionamentos sobre o ambiente construído diante das nossas necessidades cotidianas. Esses espaços de encontro e construções coletivas são fundamentais para o senso e fortalecimento de comunidade. O que é espaço público para você? Como você usa os espaços da sua cidade?