3 dias seguidos de atividades no Olhe o Degrau Jardim Nakamura

30/05/2018 | por cidadeativa

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, a Cidade Ativa esteve no Jardim Nakamura desenvolvendo diversas atividades de pesquisa e engajamento com a comunidade local para embasar o projeto de requalificação de um escadão (saiba mais aqui). Além da tradicional oficina de engajamento com usuários e moradores, foi também  organizada uma oficina com alunos da Escola Estadual Oscar Pereira Machado dentro do calendário escolar. Como parte do escopo do edital, foi proposta a inclusão de uma etapa de discussão do espaço, com apoio da Block by Block, por meio de uma ferramenta que envolvesse especialmente jovens: o jogo Minecraft.

Para introduzir o assunto e apresentar o local do projeto aos estudantes, a Corrida Amiga – organização que aborda a mobilidade a pé como  meio de transporte – liderou um Bonde a Pé em um trajeto de cerca de 1 km entre a escola e escadaria. Durante o percurso, foram ressaltados importantes elementos que compõem a rede de mobilidade a pé (calçadas, travessias, acessibilidade etc), levantados debates sobre direitos e necessidades para todas os pedestres e suas diferentes habilidades: crianças, gestantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, e aguçados os sentidos (aromas, barulhos, sentimentos). A atividade se encerrou com brincadeiras para a criançada. A etapa seguinte, ainda na escadaria – desta vez liderada pela equipe Cidade Ativa – convidou os alunos a observarem as condições dos elementos do entorno: degraus, fachadas das casas, drenagem, iluminação, entre outros, tendo sido propostas reflexões para a transformação do local e questionamentos sobre possíveis desejos e soluções.

Ainda no primeiro dia de oficina e de volta à escola, sequências breves de apresentação da iniciativa Olhe o Degrau (pela Cidade Ativa) e das experiências anteriores em outros países do Block by Block (pelo consultor convidado) deram início ao desenvolvimento das ideias e soluções pensadas para a escadaria através do jogo Minecraft. Rapidamente, os alunos se familiarizaram com a ferramenta e começaram a modificar o modelo base com diversas propostas. Estas foram desenvolvidas até o até o final do segundo dia, quando todos os grupos puderam apresentar suas ideias e modelos da escadaria reformada. No sábado, terceiro e último dia da atividade, foi desenvolvido um modelo único consolidou as ideias mais comuns entre todas as propostas.  

 

Para somar aos resultados da oficina de Minecraft, no dia 26 também aconteceu a oficina de engajamento com a comunidade, principal momento de aproximação e envolvimento do público local. Nessa atividade, foram coletados através dos painéis interativos  importantes dados sobre o perfil dos usuários, os principais deslocamentos cotidianos e sugestões de elementos para melhorar o espaço da escadaria. A festa foi garantida com atividades artísticas para as crianças como a “Janela do Futuro” e o “Arquitetando no Escadão”, além de um delicioso piquenique. A limpeza prévia do local foi viabilizada pela Prefeitura Regional de M’Boi Mirim. Articuladores e grupos da região, como os artistas do Ciclo Social Arte e da Família Nakamura, bem como usuários e moradores do entorno da escadaria também estiveram presentes para manifestar o apoio à ação e dar suas sugestões de transformação do espaço.

Os resultados dos diversos tipos de dados coletados nos três dias de atividade no Jardim Nakamura servirão de base para o desenvolvimento de um projeto de intervenção, que será posteriormente apresentado e aprovado junto à comunidade local para a realização da  oficina “mão na massa”, que vai concretizar as possíveis transformações, proporcionando um espaço mais agradável e atrativo para todas as pessoas.