Olhe o Degrau está de volta no Jardim Ângela!

14/05/2018 | por cidadeativa

Começou mais um Olhe o Degrau liderado pela Cidade Ativa, dessa vez com o apoio da HealthBridge Foundation of Canada e a ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

A HealthBridge foi selecionada através de um edital do Programa Global de Espaços Públicos financiado pela Block by Block (nome dada à parceria entre a ONU-Habitat e a Mojang, empresa sueca do jogo Minecraft) e a Cidade Ativa é uma das oito organizações que estarão desenvolvendo seus projetos nesse arranjo institucional. Os outros projetos selecionados são de Accra (Gana), Kampala (Uganda), Niamey (Niger), Calicute e Cochin (Índia), HoiAn (Vietnam) e Daca (Bangladesh).

O trabalho efetivamente começou em outubro de 2017, com elaboração da proposta no edital e a apresentação da metodologia da Cidade Ativa. Em fevereiro de 2018, fomos convidados a participar do 9º Fórum Urbano Mundial que foi realizado em Kuala Lumpur (contaremos mais sobre isso em outro post), no qual houve apresentações da ONU-Habitat e da Block by Block, assim como diversos outras atividades relativas à implementação da Nova Agenda Urbana. Ocorreram também reuniões iniciais de organização do trabalho e alinhamento com a equipe do programa Livable Cities da HealthBridge, coordenada pela Kristie Daniel, que também fará um apoio direto à Cidade Ativa para execução desta 5ª ação do Olhe o Degrau.

Equipe Cidade Ativa coletou opiniões de usuários da escadaria. Crédito: Cidade Ativa

Em março iniciamos a escolha do local para execução e em abril as primeiras visitas em campo ao Jardim Ângela para coleta de dados (entrevistas e medições de fluxo de pessoas e uso de espaços). Foi escolhida uma escadaria entre a Rua Agamenon Pereira da Silva e a Rua Manuel Vitor de Jesus que possui um grande fluxo de pessoas em diversos horários do dia, principalmente em função da concentração de comércios cotidianos presentes na Rua Agamenon.

Como a equipe da Cidade Ativa já realizou um trabalho em uma escadaria em frente à Escola Estadual Oscar Pereira Machado em 2015-2016, buscamos novamente o apoio e participação da comunidade escolar, professores e diretores da escola e das lideranças locais do Família Nakamura e Ciclo Social Arte. Ao longo dos próximos meses serão engajados outros atores e moradores do bairro para que a transformação dessa nova escadaria atenda às necessidades e anseios de todos.