
Cidade Ativa em Bogotá
agosto 30, 2015 | por cidadeativa
Bogotá é conhecida como a capital latino-americana das bicicletas e da mobilidade urbana por conta das mudanças significativas que realizou entre 1997 e 2000 durante a gestão do prefeito Enrique Peñalosa. Durante esses três anos, foram iniciadas as obras do TransMilênio e das Ciclorutas na cidade, dando espaço para o transporte publico coletivo e para as bicicletas. Porém, a luta por espaços exclusivos em Bogotá data de décadas antes: em 1974, cerca de cinco mil ciclistas fecharam e pedalaram em algumas ruas do centro exigindo a construção de uma ciclovia. Nesse mesmo ano houve a abertura de duas ruas, uma primeira experiência chamada de Ciclopasseo que visava dar espaço do leito carroçável para pedaladas turísticas na cidade. Desde então, Bogotá investe em iniciativas voltadas para pessoas.
Atualmente a cidade conta com quase 400 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas e, aos domingos e feriados, oferece 121 quilômetros de vias abertas para pessoas, num programa chamado Ciclovía.
A Cidade Ativa esteve em Bogotá no domingo e conferiu como se dá a abertura dessas vias:
Se for a Bogotá, não esqueça de aproveitar as vias abertas do jeito que preferir!
Que o movimento da Paulista Aberta seja apenas um começo para São Paulo abrir mais vias ao lazer!
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
