Olhe o Degrau Jardim Ângela: apresentação do estudo no Workshop Passagens

23/11/2015 | por cidadeativa

Ocorreu entre os dias 15 e 17 de novembro o workshop sobre os estudos desenvolvidos ao longos dos últimos meses no projeto Passagens Jardim Ângela, uma iniciativa do Instituto Cidade em Movimento (IVM Brasil). O encontro contou com a presença de membros do Institut pour la Ville en Mouvement (IVM Internacional) como Mireille Apel-Muller, diretora geral do IVM, Andres Borthagaray, diretor IVM América Latina, e Pascal Amphoux e Carles Llop, membros da cátedra do IVM, além de membros das equipes de pesquisa e funcionários da SPObras.

No primeiro dia do encontro, a apresentação dos trabalhos foi iniciada pelos professores da FAU Mackenzie Afonso Vanoni e Ivana Bedendo. Eles situaram a expansão da urbanização para a zona sul sobre as áreas de mananciais que abastecem São Paulo. Em seguida, Camille Bianchi, cofundadora do Collectif Readymake, apresentou os dados demográficos da região do Jardim Ângela, fazendo uma comparação temporal sobre a situação desse território nos últimos anos. Foram discutidos os resultados da pesquisa de fluxos pendulares realizadas no Terminal Jardim Ângela pela equipe da Cidade Ativa, que traçou o perfil dos usuários, motivação da viagem e dados sobre origem e destino.

Cidade Ativa apresentou os resultados do estudo sobre as escadarias da região do Jardim Ângela. Crédito: Irene Quintáns

Em seguida, a Cidade Ativa apresentou os resultados do Olhe o Degrau Jardim Ângela, um estudo sobre as escadarias da região. Elaborado em diferentes escalas, o trabalho contemplou o mapeamento e avaliação das 14 escadarias levantadas no perímetro de estudo; levantamento geométrico, medições de fluxo e permanência e entrevistas em 4 escadarias selecionadas; e desenvolvimento de oficina participativa e projeto conceitual para um escadão.

Finalizando as apresentações dos estudos, Irene Quintáns, arquiteta da Red Ocara, apresentou as conclusões da sua pesquisa sobre os caminhos escolares realizada com os alunos da E. E. Oscar Pereira Machado.O workshop contou ainda, na segunda-feira, com uma visita à região do perímetro de estudo e, na terça-feira, realizou-se um seminário aberto ao público com a participação dos pesquisadores, da equipe da SPObras e do Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Nami Garibe.

Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras apresentou o projeto de mobilidade para a região sul. Crédito: Cidade Ativa

Ao final do evento, os pesquisadores acordaram a parceria de um estudo junto à Prefeitura de São Paulo voltado à inclusão de um plano de microacessibilidade e intervenções locais ao programa de obras viárias na região Sul da cidade.

Confira o estudo completo aqui.