Projeto “Olhe o Degrau” é premiado no concurso Prêmio Mobilidade Minuto

29/10/2014 | por cidadeativa

O projeto Olhe  Degrau, desenvolvido pelo Cidade Ativa, recebeu menção honrosa em concurso que  buscou reconhecer iniciativas que promovem mobilidade sustentável no Brasil, em evento no Museu da Casa Brasileira.

Os projetos e ações apresentados no concurso foram julgados de acordo com 6 categorias. Olhe o Degrau foi premiado na categoria “Qualidade do Espaço Público da Mobilidade”. Para o Cidade Ativa, a importância do projeto vem da necessidade de conectar escadas e a rede de calçadas existente em uma cidade que tem a topografia bastante acidentada. Essa ação pode aumentando o uso do transporte ativo e reduzir o uso de automóveis particulares, amenizando a crise de mobilidade que São Paulo enfrenta atualmente.Olhe o Degrau, de início, mapear as escadarias existentes na cidade de acordo com algumas categorias, através de uma plataforma de mapeamento colaborativo. Com isso, será possível aumentar a visibilidade destas passagens, sugerindo caminhos, apropriações e, inclusive, discutindo uma nova sinalização voltada aos pedestres, com inclusão de diferentes indicações e pinturas.

Pensando em requalificar as escadarias da cidade, a organização Cidade Ativa iniciou um projeto piloto em uma escadaria na Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, que visa aumentar o reconhecimento sobre as escadarias como oportunidades de espaços públicos e como importantes conexões na rede de mobilidade para pedestres da cidade de São Paulo. A ideia é transformar escadarias através de iniciativas que engajem a comunidade local por meio de intervenções urbanas.

Confira o site oficial do concurso.