Dia internacional sem elevador: a influência do ambiente construído nos nossos hábitos foi tema para bate-papo no SESC Consolação

29/04/2019 | por cidadeativa

O ambiente em que vivemos influencia nos nossos hábitos. Seja na cidade ou nos ambientes internos, frequentemente o desenho desses espaços construídos estimula práticas sedentárias e pouco saudáveis e que, na dinâmica muitas vezes intensa do dia-a-dia, acabam sendo incorporados na rotina, como o uso descomedido de escadas rolantes e elevadores. Essa praticidade, no entanto, tem seu custo!

No dia 24 de abril comemora-se o dia internacional sem elevador (#noelevatorsday). É um dia em que, em muitos países, acontecem diversas mobilizações sobre o tema, desde campanhas de conscientização sobre sedentarismo até realização de atividades práticas. Diante desse contexto, fomos convidados pelo SESC Consolação, em São Paulo, para participar da programação especial desse dia junto com o profissional de educação física Fellipe Franco.

Nesse bate-papo abordamos as escolhas e comportamentos dos indivíduos e a relação direta dos benefícios da prática de atividades físicas possíveis nesses espaços e sobre como podemos ter um estilo de vida e uma cidade mais ativa. Os participantes foram engajados a participar desde o começo, refletindo a partir da escolha individual entre usar o elevador ou a escada da unidade para chegar até a sala onde aconteceu a atividade, notando como os hábitos são moldados pelo ambiente construído.

Ao longo da conversa, foram apresentados alguns dados relacionados à saúde e ao ambiente em forma de “quiz”, momentos de descontração que estimularam a curiosidade e interação do público. Um mapeamento das escadarias do entorno próximo à unidade também foi apresentado durante a atividade. Além de estimular o debate sobre as possibilidades de escolhas, também foi uma ferramenta utilizada para problematizar o tema e questionar através de fotografias as sensações e motivações pelas quais as pessoas deixam, muitas vezes, de usar esses espaços – que são importantes atalhos entre as ruas das nossas cidades.

Finalizamos com a apresentação da nossa iniciativa Olhe o Degrau, que tem como motivação principal, desde a primeira ação em 2014, olhar para esses lugares considerados abandonados e inseguros, para transformá-los em conjunto com a comunidade e parceiros. Promover lugares mais seguros e agradáveis permite que, principalmente, mulheres e crianças estejam mais presentes nos espaços públicos e, claro, estimula que cada vez mais a comunidade próxima passe a utilizar a escadaria como parte das suas escolhas diárias de deslocamento e, por que não, de esporte, lazer e contemplação.

O debate foi ainda enriquecido com a apresentação das experiências do Fellipe que, para ter espaços de qualidade para desenvolver treinos funcionais e de corrida com seus alunos em escadarias na cidade, também desenvolveu ações para requalificação e conservação desses ambientes.

Confira o registro feito pelo SESC:

O #diasemelevador foi dia 24/4, mas o hábito de usar escadas e rampas deve ser sempre considerado!É nas escadas que, além de melhorar o condicionamento físico, encontramos um espaço de convivência, de encontro, principalmente na cidade. Comece a reparar que escadarias do seu bairro você utiliza todos os dias, as pessoas que você encontra, o que você conhece e aprende caminhando.Que tal usar mais as rampas e as escadas? 😉

Posted by Sesc Consolação on Friday, April 26, 2019