Escadaria em Ermelino Matarazzo esteve em festa durante a oficina de engajamento da iniciativa Olhe o Degrau

13/03/2018 | por cidadeativa

A escadaria da Rua Pedra Lavrada, no Parque Cisper em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo, esteve em festa no último dia 03 de março. A Oficina Participativa do projeto Olhe o Degrau Ermelino Matarazzo convidou moradores, usuários e comunidade escolar do entorno do escadão para que vislumbrassem novas maneiras de ocupar o espaço e expressassem suas ideias de como a escadaria poderia ser melhorada. O encontro foi realizado pela Cidade Ativa em parceria com a EMEF João Franzolin Neto e apoio do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e Fundação Fenômenos.

Pela manhã, a roda de conversa sobre atividade física e alimentação saudável, com Douglas Andrade (GEPAF – USP), atraiu a atenção dos alunos e educadores da EMEF e moradores locais presentes. Sentados nos degraus da escadaria, puderam refletir sobre como a mudança de hábitos cotidianos em relação à nossa alimentação e prática de atividade física podem melhorar a nossa saúde. Já no início da tarde, aconteceu a oficina de Fotografia Autoral, do Coletivo Invasão Cultural, trazendo uma pausa para observar e aprender técnicas de como fotografar elementos do cotidiano.

Roda de conversa sobre atividade física e alimentação saudável. Crédito: Cidade Ativa
Oficina de fotografia autoral com o Coletivo Invasão Cultural. Crédito: Cidade Ativa

Houve também momentos para coleta de dados de ideias e desejos dos participantes. Foram aplicados métodos lúdicos como a pesquisa com os painéis interativos – metodologia desenvolvida pela Cidade Ativa – que, por meio de métodos didáticos e dinâmicos revelam o perfil dos participantes e seus hábitos diários; atividade disputada de pintura “Janela para o Futuro”, na qual as crianças contribuem com suas opiniões e vontades de forma lúdica, desenhando o escadão dos sonhos em uma “janela mágica”; o “Varal de Ideias”, um convite para desenhos e recados que também auxiliaram na coleta de informações para o desenvolvimento do projeto de intervenção e; os “Trovadores do Escadão montaram uma poesia colaborativa – crianças e adultos – a partir do recorte de palavras-chaves que tivessem relação com a escadaria, como forma de expressão de sentimentos e vontades pelo local.

O clima de festa também esteve garantido pela música animada, decoração colorida e piquenique com petiscos saudáveis da Miscelânea Cozinha Vegana, que arrancaram muitos suspiros e rostinhos animados garantindo energia para o dia. Além disso, aconteceu também uma apresentação de dança de alunas da EMEF João Franzolin Neto e jogos interativos.

Comidinhas saudáveis garantiram energia para o dia todo. Crédito: Sidney Outa

A partir das oficinas participativas, compreende-se as necessidades do público local e são instigadas discussões e troca de ideias sobre como transformar o espaço. Com atividades culturais, métodos lúdicos e interativos para coleta de dados, brincadeiras e piquenique, é possível sensibilizar as pessoas para que observem o espaço de diferentes maneiras. O engajamento da comunidade local é fundamental para garantir maior sucesso em um projeto de intervenção e também fortalece o senso de pertencimento e cuidado com os espaços públicos, revelando ainda o potencial existente em cada cidadão na transformação coletiva da comunidade.

O dia de oficina acabou com muitos rostinhos animados! Crédito: Cidade Ativa

Confira mais fotos do evento aqui.