Segurança viária em São Miguel Paulista: Diagnóstico da Área 40

23/08/2017 | por cidadeativa

A Cidade Ativa, em parceria com a WRI Cidades Sustentáveis, desenvolveu no final do ano passado o diagnóstico da Área 40 São Miguel Paulista. A região recebeu um projeto de requalificação urbana lançado pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a WRI Cidades Sustentáveis, NACTO e Bloomberg Philantropies, já tendo sido realizada a intervenção São Miguel Mais Humana.

A equipe da Cidade Ativa coletou dados em campo sobre as vias e intersecções, com foco na segurança viária das pessoas. Foram analisados infraestrutura de mobilidade, uso do solo e principais referências, como equipamentos, estações de transporte, parques em um primeiro momento de reconhecimento do objeto de estudo.

A coleta de dados em campo para realização do diagnóstico permitiu observar as diferentes dinâmicas locais, nas quais foram identificadas os fluxos de veículos e pedestres nas vias e intersecções. Também foram aplicadas entrevistas com os usuários do local para que contribuíssem com a identificação das principais problemáticas em relação à segurança viária.


Crédito: Cidade Ativa

Ao analisar os dados coletados em campo, notou-se que mais de 70% das pessoas entrevistadas não acham o local seguro e apoiam a redução de velocidades nessas áreas. Foi também identificado intenso fluxo de pedestres e comércio ambulante, principalmente nos horários de pico, sendo que grande parte da calçada não apresenta dimensão suficiente para atender à demanda do fluxo de pedestres. Confira mais dados no relatório publicado.