São Miguel Mais Humana

01/12/2016 | por cidadeativa

No dia 19 de Novembro, marcamos presença no evento Rua Para Todos, na Praça Getúlio Vargas Filho, em São Miguel Paulista. Realizada em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, a ação faz parte do projeto de requalificação urbana e segurança viária para a Área 40 de São Miguel, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. A produção do evento é realizada em conjunto com: MobiLab, CET-SP, VitalStrategies, Nacto – Global Designing Cities Initiative, ITDP Brasil e CitiFoundation. Também colaboraram ANTP, Bijari, Cidade Ativa, Jovens Brasil,Pingpoint, Red Ocara, Scipopulis e Urb-I.

São Miguel Paulista é um distrito da zona leste de São Paulo, com altos índices de atropelamentos e acidentes de trânsito, principalmente na Avenida Marechal Tito, considerada a mais mortal da cidade de São Paulo em 2014 (CET, Relatório de Acidentes, 2014).

A intervenção realizada no local faz parte da iniciativa São Miguel Mais Humana, que visa reduzir a velocidade dos veículos no perímetro da Área 40, delimitado pela CET com base no levantamento de acidentes que envolvem pedestres e veículos motorizados.

A Praça Getúlio Vargas Filho, próxima às conexões de transporte e localizada no centro comercial de São Miguel Paulista, apresenta grande movimentação de pessoas durante todo o dia, confirmando a vocação do local para os pedestres. Porém, o desenho viário do local não privilegia quem caminha por ali, possuindo calçadas muito estreitas, falta de travessias sinalizadas e extensos espaços voltados ao estacionamento de veículos.

A intervenção temporária teve como principal objetivo testar e simular parte do projeto de requalificação urbana e segurança viária de São Miguel Paulista, desenvolvido pelo escritório 23 Sul Arquitetura, vencedores do concurso realizado para a área. O desenho foi representado com tinta e mobiliário urbano, como cadeiras de praia, guarda-sóis e tapete de grama, além de diversas atividades para crianças e adultos ao longo do dia.

Além disso, outras iniciativas estão sendo desenvolvidas dentro da iniciativa São Miguel Mais Humana, voltadas para a conscientização da população sobre questões de segurança viária. Em outubro, a Cidade Ativa participou de um debate no Mobifilm São Miguel Paulista, a convite da ANTP e da arquiteta Irene Quintáns, junto com alunos da Escola Dom Pedro I. Após o festival de filmes sobre o tema, foi realizado um concurso com os alunos promovendo a produção de vídeos ou cartazes que informassem ações para melhorar a segurança viária da região.