
Formação Cidade Ativa no escritório modelo da Fiam Faam
dezembro 1, 2016 | por cidadeativa
No segundo semestre de 2016, o escritório modelo, do curso de arquitetura e urbanismo, desenvolveu uma série de diagnósticos (etapa 1) utilizando os conceitos Active Design e Observações Urbanas (Jan Gehl). De outubro a novembro foram desenvolvidas propostas de projetos (etapa 2) inspiradas no concurso público Áreas 40 promovido pela Prefeitura do Município de São Paulo e que premiou projetos que incentivassem a convivência pacífica e segura (reduzindo acidentes e atropelamentos por meio do projeto urbano) entre a mobilidade motorizada e não motorizada (pedestres, ciclistas e outros) nas ruas de São Paulo.
Com o apoio da organização social Cidade Ativa, foi realizado um workshop que teve por objetivo apresentar as ferramentas e instrumentos para a realização de pesquisas (Safári Urbano, medições, painéis interativos) bem como os diagnósticos das áreas de estudo.
Os projetos tem como premissa atender aos princípios de Cidades Seguras que objetivam a promoção de espaços públicos destinados à caminhabilidade do cidadão e também que atendam às necessidades de segurança para a mobilidade não motorizada.
Em 19 de novembro de 2016, alguns dos diagnósticos desenvolvidos foram apresentados na Universidade Anhembi Morumbi, no XII Encontro Científico e de Iniciação Científica. A programação com o nome dos participantes e seus trabalhos encontra-se aqui.
Todos os trabalhos foram desenvolvidos sob orientação da Profª Drª Helena Degreas utilizando o Active Design para desenvolvimento de projetos urbanos. O trabalho faz parte do Projeto de Pesquisa Sistemas de Espaços Livres: projeto, produção e gestão do espaço urbano do FIAM-FAAM Centro Universitário em parceria com a Cidade Ativa.
Diagnóstico e proposta da Rua Taguá
Equipe 01: Erika Lima Lopes, Rafaella Ayumi Kaneko e Vitor Manabe Zadra. Para acessar o projeto clique aqui.
Diagnóstico e proposta para Rua 25 de Março
Equipe 02: Maira Brigitte Moraes Pelissari , Ariadne Silva de Souza e Adriano Andrade dos Santos Lopes Araujo.
Diagnóstico e proposta para região no Jaraguá
Equipe 03: Ligia Frediani da Silva, Kristie Yuka Yokoyama, Renan F. Ribeiro Zupelli e Wagner Godoy.
Diagnóstico e proposta para Rua Agostinho Rodrigues Filho
Equipe 04: Ana Paula Gusmão, Fernanda Jimenez, Marcella Crosato e Priscila Ibacache. Para acessar o projeto clique aqui.
Diagnóstico e proposta para Rua Dona Júlia
Equipe 05: Antonio Andre Marques Recacho, Amanda Messias Bernardes de Oliveira, Beatriz Stein, Byanca Velasco Alves, Délio Durvalino Moraes e Frederico Fernandes. Para acessar o projeto clique aqui.
Diagnóstico e proposta para canteiro central na Av. Domingos de Morais
Equipe 06: Amanda Abreu, Rafael Prado, Carolina Dias Gloeden, Vinicius Zoia, Guilherme Menegatti e Leonardo Baciga Menotti.

Crédito: Helena Degreas
Texto publicado originalmente em Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – FIAM FAAM Centro Universitário
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
