Cidade Ativa realiza palestra no Greenbuilding 2016

10/08/2016 | por cidadeativa

No dia 09 de agosto a Cidade Ativa realizou uma palestra na Conferência Internacional e Expo Greenbuilding Brasil 2016, com o tema “Menos energia, mais calorias: desenhando cidades mais ativas”. O conceito do active design foi abordado e a plateia foi incentivada a refletir sobre oportunidades escondidas no desenho das cidade e edifícios e que podem instigar hábitos de vida mais saudáveis e ativos, economizando assim o uso de energia e a queima de combustíveis fósseis.

Gabi Callejas, cofundadora e diretora da Cidade Ativa, apresentou o histórico do conceito do desenho ativo e as diretrizes colocadas no “Active Design Guidelines”, introduzindo a problemática no Brasil.

Gabi Callejas incentiva o público a refletir sobre hábitos e estilos de vida mais saudáveis.
Crédito: Cidade Ativa

Um dos assuntos abordados na apresentação foram os dados de saúde do perfil brasileiro, apontando as grandes mudanças que ocorreram nos últimos 40 anos em relação à obesidade, excesso de peso e doenças relacionadas ao sedentarismo. O papel das cidades na saúde dos seus cidadãos foi discutido tendo como premissa que o ambiente construído é o principal responsável por moldar o estilo de vida das pessoas.

O público diverso presente na palestra contou com a presença do poder público, jornalistas, estudantes e profissionais de diversas áreas relacionadas à arquitetura, urbanismo e sustentabilidade, sendo possível disseminar e instigar quais escolhas do cotidiano podem ser mais benéficas, ativas e saudáveis para a nossa saúde e para a saúde de nossas cidades.

Palestra Cidade Ativa no Greenbuilding 2016.
Crédito: Cidade Ativa