
Programa Ruas Abertas foi oficializado!
junho 29, 2016 | por cidadeativa
Programa Ruas Abertas foi oficializado! E temos muito a comemorar!
Fruto da luta de diversas organizações e ativistas, a abertura de ruas na cidade revela que estamos caminhando para uma vivência mais humana e democrática, onde os espaços de convívio e lazer são multiplicados.
Fica aqui nosso agradecimento ao SampaPé, Bike Anjo São Paulo, Greenpeace Brasil e Minha Sampa por mais esse passo! Nosso trabalho está apenas começando!

Sobre o Decreto
O Decreto, publicado no dia 25/06/2016, institui o Programa Ruas Abertas e torna permanente a ação que promove a abertura de determinadas vias para ciclistas e pedestres, aos domingos e feriados. Além de institucionalizar o programa, torna claras as regras para a operação de abertura da vias e garante medidas para impulsionar a ocupação dos espaços públicos, permitindo manifestações artísticas, culturais e esportivas, mediante pactuação com a subprefeitura local.
Com a supervisão de um Comitê Intersetorial de Ruas Abertas, formado por oito secretarias, poderá ser autorizada a comercialização de alimentos e bebida. Entidades da sociedade civil e empresas poderão firmar parceria com as subprefeituras para montar estruturas temporárias para as Ruas Abertas, como banheiros químicos, geradores de energia para apresentações artísticas, mobiliário urbano, equipamentos para atividades esportivas e estruturas congêneres. O decreto ainda estabelece que as vias e horários para a abertura sejam escolhidos por meio de processo participativo e os trechos indicados pelos cidadãos tenham estudo de impacto feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) antes da operação.
Além do decreto, foi criado também um Comitê de Acompanhamento e Fortalecimento do Programa Ruas Abertas, no qual a Cidade Ativa faz parte junto com Sampapé, Bike Anjo e Minha Sampa. O Comitê poderá fiscalizar e fazer sugestões para melhoria do programa. A proposta principal é incluir você – cidadão e cidadã – em consultas participativas para avaliar e ampliar o programa para as 5 regiões da cidade.
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
