Cidade Ativa no SEMOB de Itapetininga

21/09/2015 | por cidadeativa

Nos dias 15 e 16 de setembro aconteceu o 1o Seminário de Mobilidade Urbana de Itapetininga e a Cidade Ativa esteve lá com a palestra “Active Design, Deslocamento Ativo e Safári Urbano”.

Foram abordados temas como a criação do Active Design em Nova Iorque, panorama atual da saúde no Brasil e relação entre ambiente construído, nível de atividade física e promoção da saúde. A discussão tratou também dos modelos replicados nas nossas cidades que influenciam diretamente a saúde dos cidadãos, as vantagens de se construir cidades mais ativas e como fazê-las. O deslocamento ativo foi trazido como tema principal dessa mudança de hábito que se faz necessária nas nossas cidades, com foco nos pedestres. Por fim, foi apresentada a metodologia de análise de calçadas desenvolvida em Nova Iorque e sua adaptação nos Safáris Urbanos realizados pela Cidade Ativa no Brasil.

Durante o dia em que nossa equipe esteve lá, pudemos assistir também à palestra do Professor Antônio Carlos de Mattos Miranda com o tema “O uso da bicicleta como fator de mudança na mobilidade das pequenas e médias cidades, fator de inclusão social e aumento da qualidade de vida” e também do Marcos de Souza, editor do Portal Mobilize, que também abordou o tema das calçadas na apresentação  “A mobilidade urbana começa na sua calçada”.

Por fim, o SEMOB se encerrou com a Secretária de Trânsito e Cidadania de Itapetinigna, Samira Albuquerque, apresentando os novos projetos em estudo na cidade, como o programa Calçada Cidadã e a implantação de parklets pelo munícipio.

Durante o evento, estivemos também na transmissão do programa “Telescópio”, da rede de televisão de Itapetininga, junto com o Professor Antônio Miranda debatendo mobilidade urbana em Itapetininga.