
Cidade Ativa no SEMOB de Itapetininga
setembro 21, 2015 | por cidadeativa
Nos dias 15 e 16 de setembro aconteceu o 1o Seminário de Mobilidade Urbana de Itapetininga e a Cidade Ativa esteve lá com a palestra “Active Design, Deslocamento Ativo e Safári Urbano”.
Foram abordados temas como a criação do Active Design em Nova Iorque, panorama atual da saúde no Brasil e relação entre ambiente construído, nível de atividade física e promoção da saúde. A discussão tratou também dos modelos replicados nas nossas cidades que influenciam diretamente a saúde dos cidadãos, as vantagens de se construir cidades mais ativas e como fazê-las. O deslocamento ativo foi trazido como tema principal dessa mudança de hábito que se faz necessária nas nossas cidades, com foco nos pedestres. Por fim, foi apresentada a metodologia de análise de calçadas desenvolvida em Nova Iorque e sua adaptação nos Safáris Urbanos realizados pela Cidade Ativa no Brasil.
Durante o dia em que nossa equipe esteve lá, pudemos assistir também à palestra do Professor Antônio Carlos de Mattos Miranda com o tema “O uso da bicicleta como fator de mudança na mobilidade das pequenas e médias cidades, fator de inclusão social e aumento da qualidade de vida” e também do Marcos de Souza, editor do Portal Mobilize, que também abordou o tema das calçadas na apresentação “A mobilidade urbana começa na sua calçada”.

Por fim, o SEMOB se encerrou com a Secretária de Trânsito e Cidadania de Itapetinigna, Samira Albuquerque, apresentando os novos projetos em estudo na cidade, como o programa Calçada Cidadã e a implantação de parklets pelo munícipio.
Durante o evento, estivemos também na transmissão do programa “Telescópio”, da rede de televisão de Itapetininga, junto com o Professor Antônio Miranda debatendo mobilidade urbana em Itapetininga.
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
