Olhe o Degrau Cotoxó: arte e cores para quem caminha

06/02/2017 | por cidadeativa

Quem caminha no bairro da Vila Pompeia, zona oeste de São Paulo, reconhece na paisagem as diversas escadarias e a presença cada vez mais intensa da arte urbana.

Desde agosto de 2016, a escadaria da Rua Cotoxó passou por um processo de pesquisa, engajamento e, por fim, reforma e requalificação, envolvendo os usuários e moradores do local de maneira a manter a identidade do bairro e desejos da população.

Escadaria da Cotoxó antes da reforma.
Crédito: Cidade Ativa
Escadaria da Cotoxó depois da reforma.
Crédito: Cidade Ativa

Dentro da iniciativa Olhe o Degrau, que visa estimular uma mudança no uso das escadas, vislumbrando-as como integrantes da rede de mobilidade a pé e como grandes oportunidades para incrementar áreas de lazer, convívio e prática de atividade física na cidade, a Cidade Ativa desenvolveu medições, aplicou entrevistas e elaborou atividades lúdicas de engajamento para, então, fazer recomendações à reforma da escadaria da Rua Cotoxó, realizada pela incorporadora Brookfield.

A requalificação da escadaria alterou diversos aspectos no local, tanto estruturais quanto estéticos. Fisicamente, alguns problemas levantados pela população foram solucionados, como a falta de visibilidade, pouca iluminação, irregularidade do pavimento do piso e falta de corrimão.

A interpretação dos dados, reconhecimento dos desejos e sonhos dos frequentadores da escadaria e envolvimento de artistas locais fez com que a identidade do lugar fosse resgatada e preservada. O processo de requalificação da escadaria Cotoxó identificou diversas questões culturais e territoriais que foram incorporadas nas decisões de projeto ao longo do desenvolvimento, a fim de contemplar o contexto histórico do bairro, fortemente marcado por diversos grafites e artistas que iniciaram sua carreira no local.

As intervenções nas paredes da escadaria feita por artistas locais, garantiu a originalidade e reforçou a importância do espaço como referência de arte urbana em São Paulo, uma cidade pulsante e colorida.

Confira o vídeo que o Canal Mova-se fez sobre a escadaria: