Olhe o Degrau – Jardim Ângela: Encontro de Ideias

05/10/2015 | por cidadeativa

No sábado 03/10, a Cidade Ativa esteve no Jardim Ângela com a oficina Escadão dos Sonhos, que faz parte do programa Passagens, uma iniciativa do IVM Instituto Cidade em Movimento, e Olhe o Degrau, projeto que visa aumentar o reconhecimento sobre as escadarias da cidade e recuperar suas condições de uso, transformando-as em espaços públicos de qualidade.

Nesta oficina, realizada em parceria com Escola Estadual Oscar Pereira Machado, os alunos inscritos no programa Escola da Família foram convidados a participar da transformação da escadaria que dá acesso ao seu local de estudos com atividades ligadas à poesia e pintura. O objetivo deste encontro foi reunir ideias e dados sobre o que seria a escadaria dos sonhos daqueles que a utilizam.

O dia começou com um mutirão de limpeza do local: os alunos que chegavam aos poucos logo se prontificaram a ajudar a varrer toda a sujeira acumulada no escadão. Ao mesmo tempo, voluntários e crianças participaram da decoração do local com fitas coloridas e bexigas, que trouxeram cores e alegria para a escadaria, num clima de festa.

Crédito: Cidade Ativa

Dentre as atividades previstas na oficina, a “Janela do Futuro” convidou as crianças a desenharem como elas veriam o escadão através de uma janela mágica. As tintas e pincéis fizeram sucesso e, no final da manhã, o escadão estava repleto de desenhos e ideias nas suas paredes.

Na poesia colaborativa “Trovadores do Escadão”, uma biblioteca de palavras buscava ajudar os participantes a desenvolverem uma poesia feita por diversas mãos e mentes. Porém, os alunos do Ensino Médio da chapa Transformação Jovem do Grêmio Estudantil da E. E. Oscar Pereira Machado se sentiram mais à vontade em completá-la individualmente e, no fim, o escadão ganhou diversas poesias e músicas.

Outra atividade convidou os alunos a projetarem a transformação da escadaria, indicando não apenas os novos elementos mas também o local onde pudessem estar no escadão. Placas desenhadas pelas crianças e maquetes sinalizaram as mudanças desejadas.

Crédito: Cidade Ativa

Os painéis interativos desenvolvidos pela Cidade Ativa também fizeram parte da oficina e, com o auxílio dos voluntários, crianças de todas as idades e adultos puderam responder às perguntas com os adesivos de bolinhas, indicando quais elementos e atividades eles mais gostariam ali. O dia de atividades também contou com as partidas de futebol pelo Troféu Escadão na quadra da E. E. Oscar Pereira Machado, evento organizado em parceria com a Família NK (FNK).

Crédito: Cidade Ativa

Uma conversa com os alunos e também com um dos moradores da escadaria revelaram alguns problemas nos acessos ao escadão, como falta de travessias para pedestres e alta velocidade dos veículos nas vias do entorno. Assim, um projeto que procure qualificar este caminho deverá começar pelo entendimento do seu entorno.

As atividades e conversas foram registradas com vídeos e fotografias pelos moradores do bairro que fazem parte do Ponto de Cultura Favela da Paz. O final do dia de atividades se deu com um bate papo entre os membros da Cidade Ativa e da Ciclo SA, Michel Onguer e Helton, sobre as possíveis intervenções com grafite no escadão, que poderiam dar continuidade ao trabalho de requalificação das ruas e equipamentos do bairro através da arte que o grupo realiza.

Para ver mais fotos da oficina, clique aqui.