Com mapa colaborativo, moradores do Jardim Ângela localizam e avaliam escadas da região

17/06/2015 | por cidadeativa

Como parte do programa internacional Passagens, do IVM – Instituto Cidade em Movimento, o Projeto Olha o Degrau vai estudar e propor melhorias em escadarias do bairro.

Moradores do Jardim Ângela terão a chance de participar ativamente da mudança de seu bairro. Com o programa PASSAGENS, o IVM – Instituto Cidade em Movimento está desenvolvendo uma série de estudos sobre os percursos e acessibilidade na região, cuja finalidade é facilitar a mobilidade dos pedestres e aperfeiçoar as condições de uso destes espaços de ligação às vielas, passarelas, escadas, cruzamentos. Parceira do programa, a organização Cidade Ativa leva à região o projeto OLHE O DEGRAU, que tem como objetivo identificar e recuperar escadarias da cidade de São Paulo, melhorando suas condições de uso e transformando-as em um espaço público de qualidade para seus frequentadores.

“Queremos mapear o maior número possível de escadarias e trabalhar para melhorar suas condições de uso. Por isso, contamos com a colaboração dos moradores para marcas as que conhecem no mapa e contar em que condição elas se encontram”, explica Gabriela Callejas, arquiteta cofundadora da Cidade Ativa. “Queremos saber de quais escadarias eles gostam e quais procuram evitar, e porquê. Qual está no caminho da escola, do trabalho, do ponto de ônibus?”, indaga.

Na primeira fase, o projeto lança um mapa colaborativo, acessível pelo endereço  http://bit.ly/jdangela no qual os moradores do Jardim Ângela podem marcar as escadarias que fazem parte de seu percurso diário e fazer comentários sobre elas. Com essas informações em mãos, urbanistas envolvidos na ação passam para a segunda fase, onde escolhem a escadaria que receberá o projeto final.

Os dados enviados pelos moradores também servirão de base para a criação de um mapa de possíveis trajetos que podem ser melhorados na comunidade.

Escadaria no Jardim Ângela. Crédito: Cidade Ativa

SOBRE O IVM
O Instituto Cidade em Movimento é uma ONG internacional criada há 14 anos com a missão de contribuir para a melhora da mobilidade urbana por meio de apoio e execução de trabalhos, pesquisas, projetos e ações com destaque ao direito ao acesso à mobilidade por pessoas com necessidades especiais e os mais vulneráveis; intermodalidade e melhora dos espaços públicos da mobilidade, da informação, dos tempos e da qualidade dos deslocamentos pela cidade.
www.cidadeemmovimento.org

Texto elaborado por Carolina Castro.