
Engajamento de Jovens no PESV – SP
O trânsito é a principal causa de morte entre jovens de 5 a 29 anos em todo o mundo, segundo o Relatório Global sobre o Estado da Segurança Viária 2023, da Organização Mundial da Saúde. No Estado de São Paulo, cerca de 5.000 pessoas morrem no trânsito todos os anos, sendo 20% delas jovens entre 15 e 24 anos — o que equivale a um jovem morto a cada 8 horas. Apesar de serem as principais vítimas da crise de saúde pública relacionada à segurança viária, adolescentes e jovens ainda são pouco incluídos em processos participativos ligados ao planejamento urbano, à mobilidade e à segurança no trânsito.
Diante desse cenário, o Estado de São Paulo está liderando a elaboração do primeiro Plano Estadual de Segurança Viária (PESV) com abrangência estadual no Brasil, um avanço importante na agenda da segurança no trânsito. O PESV está inserido no conjunto de ações de promoção de segurança viária que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-S) lidera, em parceria com o recém-criado Sistema Estadual de Trânsito (Sistran). Sua elaboração conta com o apoio do UNICEF, com o objetivo de ampliar significativamente a participação da sociedade civil e, pela primeira vez, envolver diretamente o público jovem.
A Cidade Ativa participou desse processo desenhando e conduzindo atividades de engajamento voltadas para adolescentes e jovens, com o objetivo de gerar insumos para a formulação de diretrizes do PESV e de outras iniciativas conduzidas pelo Detran-SP. As ações foram coordenadas pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), em parceria com o UNICEF e o Detran-SP.
As oficinas foram realizadas entre novembro e dezembro de 2024, em quatro cidades selecionadas com base em critérios de diversidade e nos índices de mortalidade no trânsito entre jovens. A partir da escolha das escolas para o piloto, foram aplicadas dinâmicas participativas e interativas, que permitiram captar percepções, experiências e propostas diretamente relacionadas ao tema, por meio de uma abordagem progressiva e centrada nos jovens. Essas experiências geraram aprendizados importantes que podem orientar futuras ações de engajamento sobre segurança viária com esse público, consolidadas em um relatório.
Em 2025, foi lançada uma página interativa para sensibilizar e captar demandas específicas dos jovens. O portal, estruturado com apoio técnico da Cidade Ativa, reúne informações sobre segurança no trânsito e inclui uma consulta pública, que permite que jovens de todas as regiões do estado compartilhem suas vivências e percepções sobre o trânsito. Os conteúdos foram elaborados com linguagem acessível e lúdica, utilizando textos e vídeos curtos — formatos amplamente consumidos por adolescentes — como estratégia para criar conexão e estimular sua participação ativa. A previsão é que a consulta fique aberta até o final de maio.
Outras ações
Notícias relacionadas
Todas as notícias >
MAPi nas escolas: um caminho para a participação e transformação social
abril 2, 2025

Oficina internacional sobre Programas de Mobilidade Escolar: Traçando caminhos para a América Latina e Caribe
abril 1, 2025

Redesenhando Cidades Para Crianças: A Cidade do Sim
agosto 25, 2024

2024: Quando o desejo é coletivo.
janeiro 10, 2024

Fortaleza (CE) e Niterói (RJ) compartilham estratégias para tornar entornos escolares seguros e lúdicos
dezembro 6, 2023

A Cidade do Sim – Um manifesto por cidades acolhedoras
outubro 7, 2021

Qual é a sua cidade dos sonhos?
setembro 30, 2020

“Como podemos aprender e ensinar em nossos territórios?” O Instituto Tomie Ohtake trouxe essa questão como ponto focal de evento realizado em agosto
agosto 30, 2019

Cidades ativas são cidades para o brincar
agosto 28, 2017
