Diagnóstico e Diretrizes para Programas de Mobilidade Escolar na América Latina e Caribe
Apesar de terem o direito de se deslocar com segurança, crianças e adolescentes representam o grupo mais vulnerável a sinistros de trânsito. A América Latina é uma das regiões com as taxas mais elevadas de sinistralidade viária, sendo a principal causa de morte de meninas e meninos de 5 a 14 anos, e a segunda entre adultos jovens (BID, 2024). Considerando que frequentemente enfrentam riscos e desafios no trajeto de ida e volta da escola, e que este pode ser o principal motivo de seus deslocamentos, há uma oportunidade para o fortalecimento de políticas públicas integradas de segurança viária infantil se desenvolverem. Assim, os caminhos escolares se apresentam como uma estratégia-chave para transformar a realidade atual.
É dentro deste contexto que se insere a consultoria Diagnóstico e Diretrizes para Programas de Mobilidade Escolar na América Latina e Caribe. A consultoria tem como objetivos (i) conduzir um diagnóstico e (ii) co-construir diretrizes para implementação e aperfeiçoamento de Programas de Mobilidade Escolar (PMEs) em cidades e países beneficiários da iniciativa Bem Público Regional (BPR), coordenada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): Argentina, Peru, República Dominicana, Colômbia (Bogotá) e Brasil (Curitiba, Jundiaí, Recife e Salvador).
A equipe da Cidade Ativa é responsável por levantar dados, realizar entrevistas, analisar informações, coordenar oficinas e elaborar, em parceria com as principais pessoas interlocutoras, resumos dos PMEs, destacando lacunas e aprendizados, e recomendações de próximos passos. A consultoria é realizada no âmbito do “Laboratorio de Políticas de Movilidad Escolar Segura, Sostenible e Inclusiva”, que integra o Centro para el Futuro de las Ciudades do Tecnológico de Monterrey (México).
A ação, ainda em andamento, promoveu o primeiro encontro entre os beneficiários do BRP em Bogotá, na Colômbia, com participação ativa da Cidade Ativa na estruturação e condução de parte das atividades. Atualmente, está sendo concluída a etapa de diagnóstico com base em oito casos de estudo. Nos próximos meses, está prevista a publicação dos resultados do trabalho, com a proposição de diretrizes organizadas em sete eixos temáticos principais para fortalecer e ampliar o tema na América Latina e no Caribe.”.
Outras ações
Proximity of Care Design Guide
Rotas Escolares Seguras e Acessíveis para todas as Crianças
Guia Comunidades do Brincar
Cidades para Brincar e Sentar
Cidade EducAtiva
A Cidade do Sim – um manifesto
Articulação comunitária do programa Ruas de Brincar em Jundiaí
Urbanização de dois trechos de margem do Rio Capibaribe
Notícias relacionadas
Todas as notícias >
Equidade urbana e participação de jovens no Connected Smart Cities 2025
outubro 2, 2025
CRIANÇA, ESCOLA E CIDADE: VIAS PARA PENSAR O DIREITO DAS CRIANÇAS À CIDADE E AO TERRITÓRIO
abril 7, 2025
MAPi nas escolas: um caminho para a participação e transformação social
abril 2, 2025
Oficina internacional sobre Programas de Mobilidade Escolar: Traçando caminhos para a América Latina e Caribe
abril 1, 2025
Redesenhando Cidades Para Crianças: A Cidade do Sim
agosto 25, 2024
2024: Quando o desejo é coletivo.
janeiro 10, 2024
Fortaleza (CE) e Niterói (RJ) compartilham estratégias para tornar entornos escolares seguros e lúdicos
dezembro 6, 2023
A Cidade do Sim – Um manifesto por cidades acolhedoras
outubro 7, 2021
Qual é a sua cidade dos sonhos?
setembro 30, 2020