“Se essa rua fosse nossa…” foi tema da Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas e fomos convidados para compartilhar nossas experiências

29/11/2018 | por cidadeativa

Dia 07 de novembro estivemos na Universidade Braz Cubas para compartilhar as experiências da Cidade Ativa durante a Semana de Arquitetura e Urbanismo. O tema da semana foi voltado para a transformação dos espaços da cidade através da atuação do profissional da área e, abordou também, a importância de processos participativos para articulação e envolvimento dos atores impactados.

Mariana Wandarti e Nathalie Prado, da equipe Cidade Ativa, iniciaram a apresentação com um panorama geral sobre como o desenho da cidade influencia em diversos fatores, como: meio ambiente, saúde pública, economia e questões sociais, que são diretamente impactados pelo planejamento urbano. E então, foram apresentados conceitos de como podemos planejar as cidades para que incentivem pessoas a escolherem hábitos de vida mais saudáveis e ativos.

Para instigar a discussão, elas introduziram a seguinte reflexão:

Com essa questão em mente, foram apresentadas iniciativas e metodologias de pesquisa da Cidade Ativa que consideram a experiência do usuário como elemento fundamental em todas as etapas do processo: Safári Urbano; Leituras Urbanas e Olhe o Degrau.

Ao finalizar a exposição, foi iniciado um grande debate com os mais de 120 alunos e professores presentes. Os temas tratados foram diversificados: desde como arquitetos urbanistas conseguem atuar no terceiro setor até como podemos viabilizar ações de transformação na cidade. Foi uma noite animada e inspiradora para todos nós!