Transformação no Jardim Nakamura: diversos atores se unem para dar nova cara à escadaria no bairro

08/08/2018 | por cidadeativa

Crédito: Cidade Ativa

As escadarias estão presentes em inúmeros lugares. Importantes conectores, são parte da infraestrutura da rede de mobilidade a pé com potencial, muitas vezes, para abrigar espaços de convívio e lazer. A iniciativa “Olhe o Degrau” busca, em cada ação, repensar as possíveis transformações nesses locais  através de um processo contínuo de engajamento com a comunidade.

Nos últimos dias 03 e 04 de agosto foi a vez da escadaria no Jardim Nakamura passar por esta renovação. Através do edital Programa Global de Espaços Públicos, da ONU-Habitat com financiamento pela Block by Block, a  HealthBridge Foundation of Canada apoiou a Cidade Ativa para o desenvolvimento dessa ação no Brasil, além de outras sete organizações com projetos em diversas cidades do mundo.

O processo teve início em outubro de 2017 e contou com coleta de dados e primeiras impressões e oficinas de engajamento. Todas as etapas foram importantes para o desenvolvimento do projeto de intervenção, apresentado e aprovado com os alunos da escola, moradores da escadaria e, ainda, com a Prefeitura Regional de M’boi Mirim – engajada desde o início do trabalho. Em parceria com a CET, Ilume e equipe de limpeza e de Obras da Prefeitura Regional, os pedidos encaminhados para reparo de piso, muretas e canaletas de drenagem, troca de lâmpadas por LED, e instalação de travessia de pedestres foram atendidos, otimizando o resultado final da transformação. Está pendente somente a instalação de lixeiras, já solicitada à AMLURB, para que as principais demandas da população  sejam todas atendidas.

A AkzoNobel também foi parceira na ação. Mobilizada pela causa, a empresa colaborou com a doação de tintas para o grande mural de arte em graffiti, realizado pelos parceiros de longa data da comunidade local, Ciclo Social Arte. O grupo reuniu mais de 12 artistas para realização do mural nas fachadas das casas que estão nas laterais da escadaria, e trabalhou em conjunto com a Cidade Ativa na coordenação das atividades de pintura com as crianças e jovens da região.

A Família Nakamura também esteve presente desde os primeiros passos desta ação, apoiando e colaborando com as atividades do dia, em especial na “mão na massa” dos canteiros de drenagem – que foram viabilizados através do apoio técnico e doação de mudas do Novas Árvores Por Aí. Para o mural de recados no topo da escadaria e mobiliário para a biblioteca comunitária, houve apoio dos comércios Marcenaria Shalon e Loja Don Peppone.

Parceiros também de outras ações, a equipe do Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design foi a grande responsável pelos maiores sorrisos do dia, com a construção e instalação de escorregador, mesa de piquenique e bancos em madeira e pneu, que prontamente foram testados e aprovados pela comunidade.

O Olhe o Degrau une muitas forças para que o projeto saia do papel e possa transformar uma escadaria – que transforma também as pessoas que passam por ela. Além dos parceiros e apoiadores, o time de voluntários foi uma importante força para viabilizar essa intervenção.